quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

CORTANDO A LINGUA DO GALO

NÃO DEIXE O GALO CANTAR

“...Digo-te Pedro, que não cantará o galo antes que três vezes negues que me conheces...”
Lucas 22:34

Estamos ainda vivendo os fogos e as comemorações da passagem de ano embora já estejamos em fevereiro... mas sempre é oportuno fazermos uma reavaliação de nossas vidas: Quantos votos fizemos... quantas promessas... quanta disposição demonstramos para mudanças...!
Mas, temos que admitir que muitos votos e promessas já foram quebrados!!!
A disposição e o vigor cederam lugar a tristeza!!!
É triste sabermos que somos falhos e impotentes:
“...o espírito está pronto...mas a carne é fraca...” (Mateus 26:41) e “...não faço o bem que quero...mas o mal que não quero, este eu faço...” (Rom. 7:15 a 19)

Com o apóstolo Pedro, não foi diferente; momentos antes de Cristo entregar sua vida para ser crucificado, Pedro havia dado juras de fidelidade ao Senhor: “...estou pronto a ir contigo até à prisão e à morte...” (Lucas 22:33) e recebe de Cristo a advertência: “...Digo-te Pedro, que não cantará o galo antes que três vezes negues que me conheces...” (Lucas 22:34). Por quê será que entre o pensar e agir há esta distância? O que fazer para não cairmos no erro de Pedro? O QUE FAZER PARA IMPEDIR QUE O GALO CANTE PARA NÓS?

1. ORE PARA QUE O GALO NÃO CANTE... CRENTE QUE ORA, MANDA O GALO EMBORA – Lucas 22:40 e 46
Momentos antes de o galo cantar, os discípulos haviam sido advertidos para que vigiassem e orassem para que não entrassem em tentação: “...orai, para que não entreis em tentação...”, mas Pedro dormiu... negligenciou a oração.
Não podemos esquecer que Jesus mesmo sendo Deus, orava! Estava intimamente ligado com o Pai: “...levantando-se de manhã muito cedo... saiu... e ali, orava...” (Marcos 1:35). Se quisermos vitória precisamos orar!

2. SEM ORAÇÃO O GALO VOLTA A AÇÃO... SEM PRECE A CARNE APARECE – v.50 e João 18:10
Pedro negligenciou a oração e a carne dominou!!! Quando teve que agir, usou da violência, deixou que a carne aparecesse: “...e um deles, feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita...”. Em João 18:10, vemos que foi Pedro quem praticou esta ação. Em Zacarias 4:6 lemos: “...não por força, nem por violência, mas pelo Meu Espírito...”. Pedro agiu pela carne!

3. SE A CARNE DOMINAR, A CRISTO VOU NEGAR... E O GALO VAI CANTAR – v.54
Vemos que após negligenciar a oração e agir pela carne, Pedro “...seguia Jesus de longe...”. Quais as conseqüências? Negou a Jesus e por três vezes! “...mulher, não o conheço...” (Lucas 22:57) – que ingratidão! “...homem! não sou um deles!...” (Lucas 22:58) – pulou fora do barco! “...homem, não sei o que dizes...” (Lucas 22:60) – quanto desprezo!
Que faremos, pois? Precisamos estar intimamente ligados ao Senhor por intermédio da oração. Se não vigiarmos e orarmos, nossa queda será certa! Vamos aniquilar a carne... e desta forma cortarmos a língua do galo e não deixarmos que ele cante.

Que Deus te abençoe

Joel Barbosa

Nenhum comentário: