sábado, 29 de março de 2008

COLOCANDO AS COISAS NOS DEVIDOS LUGARES

“...porque Dele, e por Ele, e para Ele são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente. Amém...”
Romanos 11:36

Muitas vezes sofremos porque não creditamos a honra e a glória a quem de direito.
Todo ser humano tem dentro de si a danosa “síndrome de lúcifer” que é o desejo de ser honrado, elogiado, bajulado! Basta olharmos para as colunas sociais de jornais e revistas e vermos os nomes de “madames” e “figurões” que adoram ver seus nomes lá estampados. Ajudam para receberem glórias!
Mas, e quanto a nós, filhos de Deus?
Será que temos consciência de quem é merecedor de toda honra e toda glória?
Vejamos três "certezas" que devem tomar conta de nossos corações:

1. DELE SÃO TODAS AS COISAS
Basta olharmos para o Salmo 24:1 “...do Senhor é o mundo...”. Muitos se gabam de suas posses, mas o verdadeiro filho de Deus é aquele que sabe que tudo pertence a Deus.
Jó disse: “...nu saí do ventre de minha mãe...o Senhor o deu e o Senhor o tomou; Bendito seja o nome do Senhor...” – Jó 1:21. Quando olhamos para Ana, recebemos, também, um grande ensino. Ela pediu um filho aos Senhor, mas quando Deus lhe deu ela o devolveu: “...ao Senhor eu o entreguei...pois ao Senhor foi pedido...” (I Sm 1:28) e, “...o Senhor é o que tira a vida e a dá...o Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta...” (I Sm 2:6 e 7).
Nabucodonozor cheio de orgulho bradou: “...não é esta a grande Babilônia que EU edifiquei para a casa real, com a força do MEU poder e para glória da MINHA magnificência?...” (Daniel 4:30) pobre Nabucodonozor... imediatamente foi humilhado para que reconhecesse que nada era seu, mas de Deus!
Nossos bens não são nossos; nosso cônjuge não é nosso; nossos filhos não são nossos; TUDO pertence a Deus! Vamos, portanto, cuidar das coisas que não são nossas, mas que Deus nos confiou a nós!

2. POR ELE SÃO TODAS AS COISAS
Se todas as coisas são de Deus, devemos concluir que não conseguimos nada por nossa capacidade, mas por Deus: “...não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus...” (II Corintios 3:5). O salmista reconhece no Salmo 124: “...se não fora o Senhor...”. Sem Deus nós não somos nada! Absolutamente NADA!
Paulo diz em Filipenses 4:13: “...Posso todas as coisas...”, mas não para por aí: “posso todas as coisas NAQUELE que me fortalece”.
“Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto, descendo do PAI DAS LUZES...” (Tiago 1:17)

3. PARA ELE SÃO TODAS AS COISAS
Já que todas as coisas pertencem a Deus e conquistamos por intermédio Dele, para quem devem ser as honras e as glórias?
Pense nisso meu irmão: A obra que você realiza não é para você, mas para Deus! Vamos fazer de qualquer forma? Relaxadamente? “Maldito aquele que faz a obra do Senhor fraudulentamente (negligentemente)” (Jeremias 48:10)
Tudo que fizermos, deve ser feito como para o Senhor e não para homens (Colossenses 3:23)

Importa que Cristo cresça e que EU diminua! Nada para nossa honra, mas para a honra de Deus, por isso o Apóstolo Paulo conclui dizendo: GLÓRIA, POIS A ELE, ETERNAMENTE. AMÉM

Que Deus nos abençoe e nos dê o mesmo sentimento...

Joel Barbosa

Um comentário:

Andrea Müller disse...

"Importa que Cristo cresça e que EU diminua"! Nada para nossa honra, mas para a honra de Deus.Este texto me edifica muito,"Colocando as coisas nos devidos lugares",Deus fala muito comigo neste texto.Domingo dia 6 de abril,vou assumir a liderança do ministério Infanto Juvenil,da IBABI,minha igreja local,e sei que este ministério é de extrema importancia para nossa igreja,mas estou tão feliz com este privilégio que Deus me deu,e quero muito dar honra e glória á Ele,por confiar a mim este trabalho.E sei que o foco está em Cristo,e sei também que nunca posso me esquecer de que tudo é para honra do nosso querido Deus.Por isso este texto foi usado por Ele,para que eu nunca me esqueça disso.Obrigada