segunda-feira, 22 de setembro de 2008

SEDE MEUS IMITADORES

"...o que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco...” Filipenses 4:9

O Apóstolo Paulo era um homem ousado e usado por Deus. Em I Co 11:1 ele nos desafia a sermos seus imitadores, da mesma forma que ele era de Cristo. De que forma poderíamos imitá-lo? É claro que seguindo o seu exemplo de vida.

Vejamos o que Deus tem a nos ensinar neste versículo, olhando para a vida do Apóstolo Paulo:
Em primeiro lugar, devemos ensinar...(o que aprendestes). Jesus Cristo ensinava: “...e percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando...pregando nas sinagogas...” Mt 4:23. Paulo como bom imitador de Cristo, exortava os filipenses a pôr em prática o que haviam aprendido; é sinal que ele ensinava. Temos o dever de ensinar:

  • A verdade – “...qualquer que violar um destes mandamentos e os ensinar aos homens será chamado o menor no reino dos céus...” Mt 5:19
  • Sem hipocrisia – “...tu pois que ensinas a outro não ensinas a ti mesmo?...” Rm 2:21 a 24

Mas, em segundo lugar devemos dar...(o que recebestes). Cristo deu sua vida: “...ninguém tem maior amor do que este de dar a vida pelos seus amigos...” Jo 15:13. Paulo também dava a sua vida pelos irmãos; ele não cessava de interdecer por eles: “...não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações...” Ef 1:16
E nós? Estamos também seguindo o exemplo de Paulo e de Jesus Cristo? “...Ele deu a sua vida por nós e nós devemos dar a nossa vida pelos irmãos...” I Jo 3:16 a 18. Dar exige ação!

Em terceiro lugar, somos exortados a falar...(o que ouvistes); Falar com ousadia – “...não podemos deixar de falar daquilo que temos visto e ouvido...” At 4:20. Avisar o ímpio: “...quando tu não avisares o ímpio...o seu sangue da tua mão requererei...” Ez 3:17- 19. Falar a tempo e fora de tempo!

Em último lugar, devemos testemunhar...(e vistes em mim). De nada adianta ensinarmos, darmos, falarmos, se acima de tudo nossa vida não afirmarem nossas palavras. Nossas vidas falarão mais que nossa palavras. Devemos viver uma vida com:

  • Dignidade – “...somente deveis portar-vos dignamente, conforme o Evangelho de Cristo...” Fp 1:27
  • Honestidade – “...tendo o vosso viver honesto entre os gentios...” I Pe 2:12

Nosso maior exemplo é Jesus cristo. Ele ensinava, dava, falava, testemunhava. Paulo foi um seguidor à risca dos ensinamentos do mestre.

E nós? Será que temos a ousadia de conclamar a outros que nos imitem?

Uma boa semana a todos.

Joel Barbosa...

Nenhum comentário: