quinta-feira, 27 de novembro de 2008

BOATOS E FOFOCAS

...aprendem também a andar ociosas de casa em casa; e não só ociosas, mas também paroleiras e curiosas, falando o que não convém... I Timóteo 5:13

Se o Apóstolo Paulo vivesse hoje em nossos dias e presenciasse a revolução nos meios de comunicação, principalmente na telefonia fixa e móvel e na Internet, talvez ele parafraseasse este versículo da seguinte forma:

...aprendem também a navegar de site em site, e não só navegar, mas fofocar e espalhar boatos, telefonando ou mandando e-mails que não convém...

É incrível como recebemos e-mails indesejados todos os dias. São boatos, fofocas, histórias sem fundamento que abarrotam nossas caixas de entrada, e que muitas vezes nós, sem o devido cuidado, passamos adiante e acabamos ajudando a divulgar mentiras e espalhar terror.
Quem sabe você já não recebeu uma destas notícias:
  • Canetas BIC possuem sonda espacial para nos vigiar...
  • Dolly, o guaraná assassino que causa câncer...
  • Cuidado com os desodorantes antitranspirantes que causam câncer de mama...
  • Latinhas de refrigerante assassinas transmitem leptospirose...
  • Música Aserejé (Ragatanga) é música satânica...
  • Sanduíches do McDonalds são feitos de carne de “coisa”...
  • Tv Semp Toshiba possui tubo que implode...
O que fazemos quando recebemos um e-mail desses? Muitas vezes, num primeiro impulso atendemos o famoso apelo contido nas mensagens: PASSE ADIANTE!!! ESPALHE PARA TODOS DE SUA LISTA!!! ISSO É IMPORTANTE!!!! O PRÓXIMO PODE SER VOCÊ!!!

Movidos pelo sensacionalismo, entramos na corrente dos fofoqueiros de plantão! Afinal, nós pensamos: os e-mails possuem “estudos” feitos por especialistas com número de CREA, CRM, OAB e outros mais, e além disso são “estudos” feitos por entidades especializadas... Você sabia que na maioria das vezes, não passam de pessoas e entidades fictícias, que nem sequer existem, ou em outras vezes as pessoas citadas jamais disseram nada a respeito???
Precisamos ser prudentes!!!
Mas, infelizmente, a fofoca não tem se limitado ao ambiente da Internet! Esse triste “vício” tem atingido nossas Igrejas. Ao sabermos de uma história envolvendo um membro, ou quando possuímos alguma animosidade com alguém, o que fazemos? Pegamos o telefone, o computador, o megafone, o celular, ou qualquer outro meio de comunicação e nos apressamos em divulgar a notícia. Alguns têm até chavões preferidos:

- Ah! Eu gostaria de lhe contar algo que eu soube sobre fulano...para que possamos “orar” por ele!
- Eu já sabia!!! Mas não é bem assim...é pior!!!
E assim, com a rapidez de uma conexão de banda larga (desculpem mas é uma linguagem de “internauta”...) a história é passada adiante. E depois? Quando a fofoca correu, como podemos reparar o erro? Faz-me lembrar de uma ilustração que li alguns anos passados:

“Um plebeu procura um monge para saber o que poderia fazer para reparar o dano causado por uma fofoca que ele havia espalhado contra seu vizinho. O monge aconselhou-o a subir no alto da torre da Igreja e jogar um saco de pequenas penas de pomba para o alto. O plebeu achou isso muito simples e interrogou se somente isso bastaria e o monge disse-lhe que fizesse isso e depois voltasse. O plebeu cumpriu o determinado. Subiu na torre e jogou as penas para o alto e viu-as voar para todas as direções! Algumas caíram sobre árvores e outras ele até perdeu de vista. Ao retornar à presença do monge lhe diz que havia feito conforme o combinado e ouve do monge a segunda parte da tarefa. Ele deveria voltar e recolher todas as penas de volta para o saco. “Todas”, sem faltar nenhuma! Isso é impossível, disse o plebeu! Algumas eu perdi de vista! O monge então lhe disse que da mesma forma, a fofoca era impossível de ser revertida, a não ser que ele procurasse uma por uma as pessoas que souberam do boato e desmentisse!

Esta alegoria deveria fazer-nos refletir sobre os danos de uma notícia falsa ser passada adiante. Além do mais, a Bíblia nos exorta a deixarmos esta prática de lado; basta ler Efésios 4:25 a 32.
Jesus também nos deixou conselhos e diretrizes para tratarmos problemas na Igreja: ...se teu irmão te ofendeu, vai e o procura em PARTICULAR, pois agindo desta forma, se ele te ouvir, ganhaste um irmão...(Mateus 18:15)
Antes de falar, telefonar, ou enviar uma mensagem que possa causar contenda, lembre-se: “o irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte” (Provérbios 18:19) e, “a falsa testemunha não ficará impune; e o que profere mentiras perecerá” (Provérbios 19:9).
Irmãos, acordemos!!! Usemos nossa língua para bendizer e não para amaldiçoar.
Quer passar uma mensagem adiante? Que tal passar esta?

Sobre boatos na Internet, inclusive esclarecimentos sobre os e-mails citados neste artigo, consulte o site http://www.quatrocantos.com/lendas/index_crono.htm
Vale a pena conferir!!!

Joel

Nenhum comentário: