sábado, 18 de julho de 2009

PROFESSOR! ESTEJA ATENTO PARA A SUA INFLUÊNCIA!

Ser professor... que privilégio!
Lemos em Daniel 12:10 que "...Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente..." Mas... acima do privilégio, que responsabilidade! "...Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino..." (Rm 12:7)
Deus exige de nós dedicação, esmero nesta tarefa, até porque não lhe agrada quem faz a Sua obra fraudulosa ou relaxadamente: "...Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR fraudulosamente..." (Jr 48:10).
Cada uma destas advertências deveriam pesar em nossos corações ainda mais quando refletimos no conselho de Tiago em sua epístola no capítulo 3 e no versículo 1: "...Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo..."
Vamos olhar para a vida do Apóstolo Paulo que para mim é um exemplo de Mestre e professor, é claro que depois do Mestre dos Mestres que é Nosso Senhor Jesus Cristo... O Apóstolo Paulo era um homem ousado e usado por Deus. Em I Co 11:1 ele nos desafia a sermos seus imitadores, da mesma forma que ele era de Cristo.
De que forma poderíamos imitá-lo? Seguindo o seu exemplo de vida!
Vejamos 4 atitudes básicas que nós que somos mestres devemos ter, seguindo o exemplo de Paulo em Filipenses 4:9
"...O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco..."

1. Devemos ensinar... (o que aprendestes)
Cristo ensinava: “...e percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando...pregando nas sinagogas...” Mt 4:23
Paulo exortava a pôr em prática o que haviam aprendido, é sinal que ele ensinava. Temos o dever de ensinar:
· A verdade“...qualquer que violar um destes mandamentos e os ensinar aos homens será chamado o menor no reino dos céus...” Mt 5:19
· Sem hipocrisia“...tu pois que ensinas a outro não ensinas a ti mesmo?...” Rm 2:21 a 24

2. Devemos dar... (o que recebestes)
Dar atenção, carinho, amor! Cristo deu sua vida – “...ninguém tem maior amor do que este de dar a vida pelos seus amigos...” Jo 15:13
Paulo dava a sua vida pelos irmãos e nós?
· Interceder - “...não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações...” Ef 1:16
· Ajudar“...Ele deu a sua vida por nós e nós devemos dar a nossa vida pelos irmãos...” I Jo 3:16 a 18
Dar exige ação!

3. Devemos falar... (o que ouvistes)
Temos o dever de falar;
· Temos que Ter ousadia“...não podemos deixar de falar daquilo que temos visto e ouvido...” At 4:20
· Temos que avisar o ímpio“...quando tu não avisares o ímpio...o seu sangue da tua mão requererei...” Ez 3:17- 19

4. Devemos testemunhar... (e vistes em mim)
De nada adianta ensinarmos, darmos, falarmos, se acima de tudo nossa vida não afirmarem nossas palavras.
· Dignidade“...somente deveis portar-vos dignamente, conforme o Evangelho de Cristo...” Fl 1:27
· Honestidade“...tendo o vosso viver honesto entre os gentios...” I Pe 2:12

Conclusão: Nosso maior exemplo é Jesus cristo. Ele ensinava, dava, falava, testemunhava. Paulo foi um seguidor à risca dos ensinamentos do mestre. E nós? Será que teríamos a ousadia de conclamar a outros a que nos imitassem?

Medite no vídeo abaixo...

Um comentário:

Nobec Rio disse...

Muito Bom!
Obrigado pois a cada manhã precisamos alimentar nosso ministério.

Graça e PAz

Joaquim e Rosenir.