segunda-feira, 7 de setembro de 2009

DAVI - HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

"...E, depois disto, por quase quatrocentos e cinqüenta anos, lhes deu juízes, até ao profeta Samuel. E depois pediram um rei, e Deus lhes deu por quarenta anos, a Saul filho de Quis, homem da tribo de Benjamim. E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade..." ATOS 13:20-22

Já preguei esta mensagem em várias oportunidades e gostaria de reparti-la com meus leitores. Estamos vivendo momentos difíceis, de decadência espiritual, extrema violência, corrupção e desamor, onde percebemos cada vez mais intensa a atuação de nosso inimigo e sentimos a carência de homens e mulheres íntegros e compromissados com a verdade.
É dentro deste clima, que Deus procura:
· homens de verdade;
· homens que não estejam comprometidos com o mundo; (Rm 12:1 - "...Não vos conformeis...")
· homens de coração puro;
· HOMENS SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS.

Davi foi um destes Homens segundo o coração de Deus. Sabemos que ele teve falhas, como todos nós temos, mas ele revelava sempre um profundo espírito de arrependimento e contrição. Vejamos quatro qualidades que fizeram deste homem, um Homem Segundo o Coração de Deus:

1. HOMEM CONTROLADO PELO ESPÍRITO DE DEUS – I Sm 16:1 e 13
No momento em que Samuel unge Davi, demonstrando com esse ato a escolha de Deus, o Espírito Santo de Deus se apoderou de Davi: "...e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi..."
ESTE É O SEGREDO, A CHAVE DE NOSSO SUCESSO! DEIXAR O ESPÍRITO DE DEUS NOS DOMINAR!
É notório que o Espírito Santo de Deus vem habitar em nosso ser a partir do momento em que aceitamos o Senhor Jesus como nosso Salvador (Efésios 1:13). Mas entre TER o Espírito Santo e permitir que ELE CONTROLE o nosso ser há uma distância a ser percorrida.
Precisamos deixar a carne de lado e cada vez mais nos alimentarmos do Espírito Santo de Deus, deixando que o FRUTO do Espírito se revele em nós. (Gálatas 5:16 a 22)
Queres ser um homem ou uma mulher segundo o coração de Deus? Deixe o Espírito Santo de Deus controlar suas atitudes, todo o teu ser!

2. HOMEM QUE NÃO CONFIA EM SI MESMO, MAS DEPOSITA A CONFIANÇA NO SENHOR – I SM 17:45-47
De posse do Espírito Santo, Davi manifesta coragem e destemor.
Quando lemos I Samuel 17:4 vemos que Golias tinha aproximadamente 2,80 m. Embora Davi fosse franzino (I Sm 17:42) ele encheu-se de brio e enfrentou o gigante. Pela lógica deveria ser Saul que era o maior de todo o reino (I Samuel 9:2)
Parecia loucura!!! Ele foi incompreendido pelos seus irmãos por esta atitude (I Samuel 17:28)
Quantas vezes tomamos decisões e somos incompreendidos!!!
· Davi Não confiou em si mesmo, em sua capacidade, em seus talentos, mas no poder do Espírito Santo .
· A armadura de nada adiantava para Davi, mas sim o poder do Espírito
· Davi pegou 5 pedras (I Samuel 17:40).
Talvez Ele pensasse: Eu tenho CINCO chances para derrubar Golias mas Deus só precisou de UMA para derrubar o gigante. Se nós usarmos uma simples regrinha matemática, veremos que CINCO PEDRAS totalizam 100% de chances de derrubar o gigante, portanto UMA PEDRA equivale a 20% de chances.
Sabe o que isto significa?
Com Deus 20% de chances significa 100% de acerto. Nunca diga Eu não posso! Pois Deus tem o poder de transformar 20% em 100%.
Mas, o segredo estava no fato de que Davi não confiava em si mesmo, mas em Deus: “...Eu vou em NOME DO SENHOR DOS EXÉRCITOS!..."
Em II Coríntios 3:5 vemos que "...a nossa capacidade vem de Deus...", "...uns confiam em carros e outros em cavalos..." Salmos 20:7
Enquanto você estiver confiando em si mesmo, jamais será um homem segundo o coração de Deus. Deus precisa de homens que verdadeiramente depositem a confiança nEle.

3. HOMEM QUE SE CONDUZ COM PRUDÊNCIA – I SM 18:14,15
O homem segundo o coração de Deus é prudente:
· No andar – Efésios 5:15 "...vede prudentemente como andais..." – Quando o povo olhava para Eliseu eles diziam: “Lá vai um homem de Deus...”
· No falar – Pv 10:19 "...na multidão de palavras não falta pecados, mas o que modera seus lábios é prudente..." – Não saia da vossa boca palavra torpe!
· No ouvir e praticar a Palavra – Mt 7:24 "...homem prudente que edificou a casa sobre a rocha – Não sede somente ouvintes, mas praticantes..."
O Que o mundo tem dito de nós? Do nosso andar? Do nosso falar?
Se quisermos ser SEGUNDO o coração de Deus, a prudência deve fazer parte de nossa vida.

4. HOMEM QUE NÃO SE ACOMODA, MAS VAI ALÉM DO MÍNIMO NECESSÁRIO –I SM 18:25-27
Saul pede cem prepúcios e Davi traz duzentos. Exatamente o dobro!
· O homem segundo o coração de Deus não mede esforços para agradar a Deus; vai além do mínimo necessário.
· Não se limita apenas a fazer a sua obrigação, mas como prova de gratidão esmera-se em fazer mais.
Muitos pensam:
· Ah eu já vou na Igreja Domingo de manhã, pra que ir à noite?
· Pra que ir na reunião de jovens, senhores ou senhoras?
· Eu já canto no coral, isso já é o bastante!!!
· Eu já dou o dízimo, pra que dar oferta?
· Eu já sou religioso, pra que preciso de Jesus?
POR MAIS QUE FIZERMOS, SEMPRE SERÁ POUCO COMO RETRIBUIÇÃO PELO TÃO GRANDE AMOR QUE DEUS REVELOU POR NÓS!

Pense bem... Deus ainda procura homens e mulheres segundo o seu coração: Cheios do Espírito Santo, que confiam Nele sem reservas, que são prudentes e que vão além do que é pedido!
Que Deus ache em nós estes homens e mulheres...

Fiquem com Deus!

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente para ser um homem segundo o coração de DEUS requer RENÚNCIAS e estar sensível a vóz do Espírito Santo para andar segundo a sua vontade.