sexta-feira, 13 de novembro de 2009

LIÇÃO BIBLICA PARA DISCIPULADO - O QUE É A SALVAÇÃO?

A seguir estarei disponibilizando cinco pequenas lições que preparei há uns oito anos passados para discipulado de novos convertidos... espero que seja de utilidade para vocês...

Um grande abraço!

LIÇÃO Nº 1 - O QUE É A SALVAÇÃO

1. Por quê precisamos de Jesus?
Todos fomos criados por Deus e para Deus. Ele quer ser nosso melhor amigo, e eterno Senhor. Mas, os pecados que cometemos nos afastaram dEle e trouxeram problemas e infelicidade à nossa vida. A Bíblia declara nossa situação sem Cristo:
· Pecadores – “Porque todos pecaram e destituídos (separados) estão da Glória de Deus” (Romanos 3:23)
· Espiritualmente mortos – “...o salário do pecado é a morte. Mas o Dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 6:23)
· Condenados – “Quem crê nEle não é condenado, mas quem não crê já está condenado...” (João 3:18)
Resumindo: Sem Jesus estamos perdidos, condenados à separação eterna de Deus. Mas...

2. Deus tem boas notícias para nós!
Apesar de nossas falhas, fracassos e pecados, Deus nos ama. Não importa o que tenhamos feito, Ele quer nos salvar e ser nosso amigo. Ele tem um plano maravilhoso para restaurar a nossa vida.
Deus conhece nossa condição e por isso enviou Jesus Cristo para receber em seu próprio corpo o castigo de nossos pecados. Ele nos oferece perdão e nova vida: “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8)

3. O que devemos fazer?
Sabendo que Deus nos ama e nos oferece perdão, devemos falar com Ele (com nossas próprias palavras) e...
Confessar nossos pecados... mencionando-os pelo nome: mentira, orgulho, desonestidade, roubo, adultério, ódio, egoísmo, idolatria, feitiçaria...ou outros pecados, admitindo que estamos errados
Dizer a Deus que estamos arrependidos...e que com a ajuda dEle, estamos dispostos a abandonar todos os pecados, e entregando o controle de nossas vidas a Jesus Cristo.
Dizer a Deus que cremos nEle e em Jesus Cristo... Crer nEle é confiarmos que só Jesus Cristo pode salvar nossa vida e nossa alma...é crer também que Ele está fazendo isso agora! Devemos pedir perdão dos pecados e convidar o Senhor para entrar em nosso coração e para estar sempre em nossa vida. Cristo perdoa nossos pecados e nos recebe na família e no Reino de Deus


4. Eu não poderia recorrer a outra pessoa, ou outro meio para me salvar?
Não meu amigo, não há outro meio pelo qual devamos ser salvos:
Só Jesus Cristo salva: “Disse-lhe Jesus: “Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6);... em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:12) – não é João, Pedro, Paulo, Maomé, Buda, ou Maria...mas JESUS CRISTO!
Ah! Mas eu sou tão bonzinho! - Não adianta ser bonzinho sem Jesus Cristo, pois obras não podem nos salvar: “Porque pela GRAÇA sois salvos, por meio da FÉ; e isto não vem de vós; é Dom de Deus. Não vem das OBRAS, para que ninguém se glorie.” (Efésios 2:8,9)
Mas eu sou devoto de um santo!!! – Não adianta!!!...É só Jesus Cristo! “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” (I Timóteo 2:5)

5. O que acontece, então, quando recebemos o Senhor Jesus Cristo?
Quando nos arrependemos de nossos pecados e depositamos nossa fé em Jesus, entregando- lhe o controle de nossa vida, uma série de coisas fantásticas acontece instantaneamente:
a. Deus perdoa os nossos pecados: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça” (I João 1:9)
b. Deus nos dá a vida eterna: “...para todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a Vida Eterna” (João 3:16)
c. Deus nos transforma em Filhos dEle: “Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos Filhos de Deus...” (João 1:12)
d. Cristo entra em nossa vida para viver em nós: “Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo” (Apocalipse 3:20)
e. Jesus se torna nosso companheiro constante: “...eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mateus 28:20)

6. Podemos Ter certeza de que somos salvos?
É maravilhoso ser salvo através da fé em Jesus Cristo. Melhor ainda é Ter certeza absoluta da Salvação. Esta certeza nos é transmitida por Deus através de Sua Palavra:

- Somos guardados pelo poder de Deus: “...estou certo que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia” (II Timóteo 1:12)
- Deus não nos lança fora: “...o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora” (João 6:37)
- Ninguém tem poder de nos tirar das mãos de Deus: “...ninguém as arrebatará da minha mão...ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai” (João 10:28,29)
- Nós temos o Espírito Santo em nós: “...e tendo Nele (Jesus) também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa” (Efésios 1:13) e é o Espírito Santo que nos dá esta certeza: “...o mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos Filhos de Deus” (Romanos 8:15)
- Não seremos mais condenados: “...quem ouve a minha Palavra e crê nAquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas, passou da morte para a vida” (João 5:24)
- Nada pode nos separar de Deus: “...Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 8:38 e 39)

Quantas promessa, não?

Mas, tem muito mais...aos poucos você irá descobrindo e verá que fora de Jesus Cristo, não existe caminho para uma vida abundante.
Ele nos veio dar vida...: “Eu vim para que tenham vida...e vida em abundância” (João 10:10).
Todas essas promessa nos são garantidas se sinceramente nos entregarmos ao Senhor Jesus.
Não podemos mais temer a morte, pois já passamos da morte para a vida...Vida Eterna...Vida com Jesus Cristo, o nosso Senhor e Salvador!

Nenhum comentário: