quinta-feira, 30 de julho de 2009

ESCOLA BÍBLICA DE FÉRIAS - EMBU-GUAÇU

Abaixo vocês podem ver um pequeno video com os melhores momentos de nossa EBF em Embu-Guaçu...

terça-feira, 21 de julho de 2009

ESCOLA BÍBLICA DE FÉRIAS

não esqueça de dar uma passadinha no blog de minha Igreja...
Semana passada estivemos promovendo uma EBF - Escola Bíblica de Férias na Igreja Batista Bíblica de Vila Rosa em São Bernardo do Campo e nesta semana será a vez de nossa Igreja em Embu-Guaçu.
Conto com suas orações!

O SANGUE DE JESUS NOS PURIFICA...

Na última aula do semestre passado em nosso treinamento para professores evangelistas de crianças ensinei para meus alunos como fazer uma "experiência" para exemplificar o perdão de nossos pecados pelo sangue de Jesus Cristo: "...se andarmos na luz... o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado..." (I João 1:7)
Você precisará dos seguintes ingredientes:
  • 2 copos transparentes
  • água
  • tintura de iodo
  • vinagre claro
  • cloro (água sanitária)
  • bicarbonato de sódio

Em um dos copos você colocará água e no outro copo uma mistura de duas partes de vinagre para uma parte de água. Como o vinagre é claro, a criança observará e não verá diferença...

O pecado será exemplificado pelo iodo... a medida que você coloca iodo nos dois copos a mistura se escurecerá... dê exemplos de pecados que vão "escurecendo", "manchando" ou "sujando" nosso coração. Os dois copos significam nosso coração quando pecamos.
Agora vamos exemplificar a diferença das duas crianças (copos) quando uma aceita a Jesus Cristo como Salvador e a outra não.
Você irá despejando aos poucos no copo com ÁGUA o cloro que irá gradativamente "branqueando" a água a ponto de ficar "limpa".
O outro copo com ÁGUA e VINAGRE você não colocará cloro pois esta vida é de uma criança que não recebe a Jesus Cristo e continua com o coração "SUJO".
Esta já seria a primeira lição objetiva... temos que confessar nossos pecados a Jesus se quisermos ter o nosso coração limpo.

Em seguida você pode começar uma segunda lição objetiva sobre como reagimos diante das tentações.
A tentação será exemplificada pelo bicarbonato de sódio. Quando despejamos o bicarbonato no copo "limpo" nada ocorre, mas quando despejamos o bicarbonato no copo "sujo" com vinagre e iodo ele vai ferver a ponto de transbordar.
Você pode instruir a criança para o fato de que o copo limpo é aquele que está em comunhão com Deus através de uma vida de oração, estudo da Palavra e confissão de pecados. O copo sujo é aquela criança que não tem buscado a comunhão com Deus pois não ora, não lê a Palavra e não confessa seus pecados.

Abaixo tem um pequeno vídeo com a apresentação... faça esta experiência e de uma forma objetiva ensine suas crianças sobre a importância de confessarmos nossos pecados.

sábado, 18 de julho de 2009

PROFESSOR! ESTEJA ATENTO PARA A SUA INFLUÊNCIA!

Ser professor... que privilégio!
Lemos em Daniel 12:10 que "...Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente..." Mas... acima do privilégio, que responsabilidade! "...Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino..." (Rm 12:7)
Deus exige de nós dedicação, esmero nesta tarefa, até porque não lhe agrada quem faz a Sua obra fraudulosa ou relaxadamente: "...Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR fraudulosamente..." (Jr 48:10).
Cada uma destas advertências deveriam pesar em nossos corações ainda mais quando refletimos no conselho de Tiago em sua epístola no capítulo 3 e no versículo 1: "...Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo..."
Vamos olhar para a vida do Apóstolo Paulo que para mim é um exemplo de Mestre e professor, é claro que depois do Mestre dos Mestres que é Nosso Senhor Jesus Cristo... O Apóstolo Paulo era um homem ousado e usado por Deus. Em I Co 11:1 ele nos desafia a sermos seus imitadores, da mesma forma que ele era de Cristo.
De que forma poderíamos imitá-lo? Seguindo o seu exemplo de vida!
Vejamos 4 atitudes básicas que nós que somos mestres devemos ter, seguindo o exemplo de Paulo em Filipenses 4:9
"...O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco..."

1. Devemos ensinar... (o que aprendestes)
Cristo ensinava: “...e percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando...pregando nas sinagogas...” Mt 4:23
Paulo exortava a pôr em prática o que haviam aprendido, é sinal que ele ensinava. Temos o dever de ensinar:
· A verdade“...qualquer que violar um destes mandamentos e os ensinar aos homens será chamado o menor no reino dos céus...” Mt 5:19
· Sem hipocrisia“...tu pois que ensinas a outro não ensinas a ti mesmo?...” Rm 2:21 a 24

2. Devemos dar... (o que recebestes)
Dar atenção, carinho, amor! Cristo deu sua vida – “...ninguém tem maior amor do que este de dar a vida pelos seus amigos...” Jo 15:13
Paulo dava a sua vida pelos irmãos e nós?
· Interceder - “...não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações...” Ef 1:16
· Ajudar“...Ele deu a sua vida por nós e nós devemos dar a nossa vida pelos irmãos...” I Jo 3:16 a 18
Dar exige ação!

3. Devemos falar... (o que ouvistes)
Temos o dever de falar;
· Temos que Ter ousadia“...não podemos deixar de falar daquilo que temos visto e ouvido...” At 4:20
· Temos que avisar o ímpio“...quando tu não avisares o ímpio...o seu sangue da tua mão requererei...” Ez 3:17- 19

4. Devemos testemunhar... (e vistes em mim)
De nada adianta ensinarmos, darmos, falarmos, se acima de tudo nossa vida não afirmarem nossas palavras.
· Dignidade“...somente deveis portar-vos dignamente, conforme o Evangelho de Cristo...” Fl 1:27
· Honestidade“...tendo o vosso viver honesto entre os gentios...” I Pe 2:12

Conclusão: Nosso maior exemplo é Jesus cristo. Ele ensinava, dava, falava, testemunhava. Paulo foi um seguidor à risca dos ensinamentos do mestre. E nós? Será que teríamos a ousadia de conclamar a outros a que nos imitassem?

Medite no vídeo abaixo...

terça-feira, 14 de julho de 2009

APRENDENDO COM JÓ

Quatro Pontos de Vista sobre Jó...
Em tempos de "reality shows" tais como as "fazendas" e os "big brothers" da vida, precisamos saber que sobre cada um de nós existem "quatro câmeras" nos focalizando em nossa vida real... quatro lentes... quatro pontos de vista.
Quando lemos o primeiro versículo do livro de Jó vemos a seguinte afirmação: "Havia um homem na terra de Uz chamado Jó; homem sincero, reto, temente a Deus e que se desviava do mal..." Que tremenda esta afirmação! Há uma descrição do caráter deste homem... e que homem!
Sincero - vem de uma expressão que significa "sem cera"... muitos marceneiros, no passado, para camuflar imperfeições em madeiras de alguns móveis, cobriam estes defeitos com cera que mais tarde acabaria por revelar estas imperfeições. Quando a madeira era perfeita, sem defeitos dizia-se que era "sem cera", daí o termo sincero = que se apresenta sem arremates, franco, leal!
Reto - imparcial, justo, honesto, íntegro!
Temente a Deus - que tributa grande respeito e reverência
Que se desviava do mal - que se afasta, que se separa, que evita!
Mas a minha pergunta é: QUEM disse isto a respeito de Jó?
Vemos que esta opinião foi apresentada pelo escritor do livro... não sabemos se Moisés, Salomão, Isaías ou algum contemporâneo dele... O que sabemos é que era a opinião de alguém sobre ele...

PRIMEIRA CÂMERA
A primeira câmera que está nos focalizando é a câmera dos nossos vizinhos... a pergunta é esta: O QUE OS OUTROS PENSAM DE NÓS? Isto nos faz refletir sobre a importância de nosso TESTEMUNHO!
Se fossem escrever nossa biografia, o que diriam de nós? Havia um homem/mulher na terra de (...)... o que diriam? homem fofoqueiro? encrenqueiro? Enfim, O QUE OS OUTROS PENSAM DE NÓS? Muitos dizem: Estou pouco me "lixando" para o que os outros pensam! Errado! Temos que nos preocuparmos sim... O que nossos vizinhos pensam? Nossos companheiros de trabalho? Nossa família? Reflitamos sobre a importância de nosso testemunho: “...vede prudentemente como andais...” Ef 5:15, 16 ou ainda “...portai-vos de modo que não deis escândalo...” I Co 10:32.
Que bom se pudéssemos ser identificados como Eliseu foi quando a mulher sunamita disse: “...eis que tenho observado que este que passa por nós é um santo homem de Deus...” II Rs 4:9

SEGUNDA CÂMERA
Agora vemos a segunda câmera em cena... a câmera de Deus! Veja o versículo 8 do primeiro capítulo: "...E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal..."
Agora não é mais a opinião dos outros mas sim a opinião do próprio Deus! "Disse o Senhor"!
Esta segunda câmera nos faz perguntarmos: QUE PENSA DEUS SOBRE NÓS? Isto faz com que reflitamos sobre a importância de nossa SINCERIDADE!
Podemos enganar os outros, mas não podemos enganar a Deus! Nosso Pai é Onisciente por isso "... O SENHOR olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens..." Salmos 33:13 como também lemos em Salmos 1:6 que " ...o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá...". Deus está atento a nosso testemunho e principalmente às intenções de nosso coração! "... porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração..." I Samuel 16:17

TERCEIRA CÂMERA
Já vimos que os OUTROS nos observam e DEUS também... mas, há uma terceira câmera neste nosso "reality show". Veja o que Jó 1:9 e 11 diz: "...Então respondeu Satanás ao SENHOR e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde?... Estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra Ti na Tua face..."
A terceira câmera nos faz perguntar: O QUE O INIMIGO PENSA DE NÓS? E imediatamente refletimos sobre a importância da VIGILÂNCIA!
A Bíblia diz que devemos vigiar: "...vigiai porque o diabo anda em derredor..." I Pedro 5:8
Se estamos tranquilos é porque muitas vezes não devemos estar incomodando o inimigo pois o testemunho de Jó o incomodava a ponto de ele ir até Deus para acusá-lo. E hoje não é diferente, ele continua ardiloso e traiçoeiro: "...não podemos ignorar seus ardis..." II Corintios 2:11
Da mesma forma que ele foi ousado e tentou a Jesus, certamente não nos poupará! Vigiemos!

QUARTA CÂMERA
A última câmera está em Jó 1:21 e 22 quando lemos "...e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR. Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma..."
Agora não são os OUTROS, nem DEUS, nem o INIMIGO, mas é o próprio Jó quem revela um pensamento acerca de si mesmo. Por isso devemos perguntar a nós mesmos: O QUE NÓS PENSAMOS DE NÓS? Daí refletimos sobre a importância da HUMILDADE!
"... Se alguém se considera alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo..." Gálatas 6:3. Quantos enchem-se de orgulho e soberba tais como Nabucodonozor que contemplava Babilônia e dizia: "Eis a cidade que EU edifiquei com a MINHA FORÇA e para a MINHA Glória!"... Cuidado! Na obra de Deus nós não seriamos nada sem Ele... a Glória é para Ele... "...Pois Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. A Ele seja a glória para sempre! Amém..." Romanos 11:36

"...É necessário que Ele cresça e eu diminua..." João 3:30.
Sem Deus nós não somos nada!
"...Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus. Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica..." II Corintios 3:5, 6

Lembre-se... quatro câmeras... quatro pontos de vida... que nos advertem sobre a importância do TESTEMUNHO, da SINCERIDADE, da VIGILÂNCIA e da HUMILDADE.

Passe para a frente este desafio...

Que Deus te abençoe

ALEGRIA EM EMBU-GUAÇU

Não se esqueça de acessar o blog de nossa Igreja para ter noticias "fresquinhas"...

Quero compartilhar com meus irmãos em Cristo nossa grande alegria por adquirirmos a bancada para nossa Igreja em Embu-Guaçu... foi um sonho realizado, graças ao nosso Bom Deus!
Desde nossa chegada à Igreja vinhamos alimentando a idéia de substituirmos as cadeiras plásticas pelos bancos e neste último sábado eles chegaram para brindar nossa semana de oração...
Deus tem feito muito mais além do que pedimos ou pensamos...
Abraços!

ADIAMENTO DO PROJETO NA ARGENTINA

Agradeço aos irmãos que estavam orando por nossa viagem para a Argentina, mas em virtude da "epidemia" de Gripe A (Suina) o projeto foi adiado para fevereiro do próximo ano... cremos haver sido uma decisão sábia, embora mais de 100 pessoas estivessem inscritas vindo de várias regiões daquele país e aqueles irmãos já houvessem adquirido minha passagem aérea; graças a Deus a passagem ficará em aberto com o pagamento de uma pequena multa... Seria uma imprudência reunir esse grupo de pessoas em um local fechado sem saber se estariam ou não contaminadas...
Bem... Deus sabe de tudo... ano que vem lá estaremos...


Abraços a todos

sábado, 4 de julho de 2009

APRENDENDO COM JÓ - REUNIÃO DA JUBBESP - 04/07/2009

Neste sábado tive a honra, o privilégio e a responsabilidade de pregar na Reunião de Pastores e Obreiros da JUBBESP (Junta Batista Bíblica de São Paulo).



Preguei uma mensagem sob o título: Quatro Pontos de Vista sobre Jó...
Em tempos de "reality shows" tais como as "fazendas" e os "big brothers" da vida, precisamos saber que sobre cada um de nós existem "quatro câmeras" nos focalizando em nossa vida real... quatro lentes... quatro pontos de vista.
Quando lemos o primeiro versículo do livro de Jó vemos a seguinte afirmação: "Havia um homem na terra de Uz chamado Jó; homem sincero, reto, temente a Deus e que se desviava do mal..." Que tremenda esta afirmação! Há uma descrição do caráter deste homem... e que homem!



Estarei disponibilizando toda a mensagem brevemente em uma postagem... aguardem...


Que Deus te abençoe!

quinta-feira, 2 de julho de 2009

ENCERRAMENTO DAS AULAS

Na última segunda-feira (29 de junho) tivemos o encerramento das aulas de treinamento e do Curso CEDIC no Setor Sul da APEC em Santo Amaro.
Nesta ocasião comemoramos o aniversário da Satie e da Patricia e as irmãs prepararam uma "cesta" de presentes em homenagem à Patricia por sua gravidez.
Tivemos a despedida da Ilone que se casou e vai morar em Pato Branco. Durante 13 anos, desde a morte do pai da Satie a Ilone foi seu "braço direito" .
Estamos no aguardo das classes de cinco dias que serão realizadas durante o mês de julho e já marcamos o retorno das atividades para o dia 03 de agosto.
Até lá!