domingo, 31 de janeiro de 2010

CRISTO CONHECE NOSSOS PROBLEMAS!

“...dizia isto para o experimentar; porque ELE bem sabia o que havia de fazer...” - João 6:6


Das muitas certezas que como cristãos podemos ter, uma delas é a de que neste mundo passaremos por aflições: “...no mundo tereis aflições...” (João 16:33). Isto é contrário ao que tem sido pregado em muitas Igrejas adeptas da Teologia da Prosperidade, mas é totalmente bíblico: “...nos gloriamos nas tribulações...” (Romanos 5:3)
Mas, temos uma boa notícia! Cristo conhece nossos problemas! Antes mesmo de o problema bater à nossa porta, Ele já sabe, e quer através dessa dificuldade nos dar experiência: “...dizia isto para o experimentar...” (João 6:6a) e “...tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência...” (Romanos 5:3 e 4). É isso que observamos no episódio da multiplicação dos pães. Já que temos convicção de que os problemas surgirão, o que fazermos então quando os problemas surgirem?

DEVEMOS VER O PROBLEMA SOB A ÓTICA DE JESUS
Isaías já nos advertiu que "...os nossos pensamentos não são os pensamentos de Deus..." (Isaias 55:8). Neste evento, isto fica mais do que claro. Cristo pergunta: “...onde compraremos pão...?” (João 6:5).
Qual deveria ser a resposta de Filipe?
-Sabe, Jesus...eu conheço um lugar que faz uns pãezinhos ótimos...mas...não sei se teria toda essa quantidade!
Mas o que ele responde? “...duzentos dinheiros não bastarão...” (João 6:7).
Filipe vê problema onde não existe. Cristo não estava preocupado com dinheiro! Ele é o dono da prata e do ouro!
Mas, não é isso que acontece também conosco? Começamos a nos angustiarmos com problemas que nem surgiram ainda! Calma! “...basta a cada dia o seu mal...” (Mateus 6:34). Cristo conhece nossos problemas! Precisamos confiar! Quantas experiências os discípulos já haviam tido com o Mestre, mas eles não enxergavam que Ele “...é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos...” (Efésios 3:20)

JAMAIS DEVEMOS DESPREZAR O QUE NOS VEM A MÃO
“...o que é isto para tantos?...” (João 6:9).
Pobre André! Já esquecera que Cristo havia transformado água em vinho...e em abundância!!!
Desprezou os cinco pães e os dois peixes!
Quantas vezes também achamos que nossos recursos são insuficientes? Lembremo-nos de que “...Deus escolheu as coisas vis...as desprezíveis...para aniquilar as que são...” (I Corintios 2:18).
Esse é o Deus que nós servimos. O Deus que pode do “nada” fazer “tudo”. Confiemos e não desprezemos o que temos nas mãos.

EM MOMENTOS DE ABUNDÂNCIA, NÃO DESPERDICEMOS!
Cristo disse: “...recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca...” (João 6:12).
É triste em tempos de “FOME ZERO” vermos o “povo de Deus” desperdiçando recursos.
É o consumismo que tem regido nosso modo de vida. É o desperdício que tem reinado em nossos lares. Isso é um mau testemunho! Aquilo que desperdiçamos pode ser uma benção na mão de nossos “irmãos” e também aplicado na “obra missionária”.
Que o exemplo de Cristo possa nos incomodar!

Que Deus nos abençoe!

Nenhum comentário: