quinta-feira, 27 de maio de 2010

DIÁRIO DE VIAGEM III - Descendo da Galiléia para Jerusalém...

Os dias 04 e 05 de maio foram dedicados a visitarmos importantes localidades na Galiléia.
Nosso guia explanou que o fato de Jesus firmar seu ministério na Galiléia foi devido o povo desta região ser humilde e mais receptivo a sua mensagem e também por ser uma região estratégica para fugir pelo mar em caso de qualquer ameaça a sua vida... isto tocou-me profundamente porque o guia, por ser judeu, não relaciona as profecias do velho testamento com Jesus por não crer que Ele seja o Messias...

Jesus não firmou seu ministério na Galiléia por estes motivos, mas sim para que as profecias se cumprissem: "mas para a que estava aflita não haverá escuridão. Nos primeiros tempos, ele envileceu a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos fará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia dos gentios. O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão resplandeceu a luz. Tu multiplicaste este povo, a alegria lhe aumentaste; todos se alegrarão perante ti, como se alegram na ceifa e como exultam quando se repartem os despojos..." Isaias 9:1 a 3.

Foi justamente na Galiléia onde o Senhor Jesus iniciou seus milagres, trazendo como dito na profecia de Isaias alegria para aquele povo... "e, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zabulom e Naftali; para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías: A terra de Zabulom e a terra de Naftali, o caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia dos gentios, o povo que estava sentado em trevas viu uma grande luz; sim, aos que estavam sentados na região da sombra da morte, a estes a luz raiou..." Mateus 4:13 a 16. A passagem de Jesus pela Galiléia é mais uma contundente prova de que Ele é o Messias prometido!

Que benção passar pelo Monte das Bem-Aventuranças, navegarmos pelo Mar da Galiléia, mesmo Mar onde Jesus acalmou a tempestade demonstrando seu total controle sobre a natureza... foi lá onde Jesus alimentou a multidão com apenas cinco pães e dois peixes!

Quando passamos por Caná trouxemos à memória o primeiro milagre de Jesus: a transformação da água em vinho. Quão tremendo foi ver pessoalmente uma talha de pedra e confirmar que tranquilamente caberiam de 80 a 120 litros de água... em Nazaré vimos a Igreja de São José e do outro lado do Mar da Galiléia visitamos o Rio Jordão em um local dedicado a batismos públicos. Embora não seja o local onde Jesus foi batizado, ainda hoje filas e filas de pessoas se formam crendo que ser batizado no Rio Jordão traz algo místico sobre suas vidas! Foi lá onde presenciei a mais inusitada cena de minha viagem: um padre batizando um homem e em seguida o homem que foi batizado pelo padre batizando o próprio padre!!! Isto é incrível!!!

Mais adiante chegamos nas ruínas de Citópolis, uma das cidades de Decápolis que no Velho Testamento era Beit Shean, local onde após a grande derrota de Saul e seu filho Jonatas o corpo de Saul foi exposto como grande troféu... cidade que mais tarde tornou-se templo de cultos pagãos... lá pude montar em minha cabeça o quebra-cabeça completo: Jesus passa com seus discípulos de um lado ao outro do Mar da Galiléia após acalmar a tempestade e chega até Gadara onde liberta o endemoninhado que em seguida é desafiado por Jesus a ir até os seus e anunciar a salvação... ele então anuncia por Decápolis: "...Jesus, porém, não lho permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes o quanto o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti. Ele se retirou, pois, e começou a publicar em Decápolis tudo quanto lhe fizera Jesus; e todos se admiravam..." Marcos 5:19 e 20.

Quantos milagres!

Enfim, chegamos no fim do dia em Jerusalém novamente no Hotel Kikar Zion...
Na próxima postagem apresentarei um pouco de Jerusalém...
Até lá...

Nenhum comentário: