domingo, 11 de julho de 2010

AQUELE QUE ESTÁ DE PÉ...

"...Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia..." I Corintios 10:12

Não há como fingirmos que nada está acontecendo ao nosso redor... não há como ignorarmos toda a movimentação em virtude da Copa do Mundo... e, mais ainda... não há como digerirmos a eliminação brasileira no fatídico dia 02 de julho... bem, ao menos nos veremos livres da tentação de "medir" a espiritualidade dos irmãos já que o Brasil está fora da final e não dividirá o coração de muitos entre a TV e o culto!
Isso mesmo... estaremos livres da tal da hipocrisia daqueles que se levantam para dizer: "É hoje que veremos quem ama ao Senhor ou não!!!"
Isso é o fim da picada!!! Como se futebol pudesse ser um termometro para medir espiritualidade de alguém... Já imaginou aquele irmãozinho que fatidicamente naquele dia do jogo contra Costa do Marfim não pôde estar na Igreja devido a um motivo de força maior? Foi julgado como aquele que trocou Jesus pelo futebol! Ou aquele que "nunca" vai na Igreja, mas naquele dia do tal jogo resolveu ir somente para dizer que estava lá e foi aclamado como espiritual pois não trocou Deus pelo futebol... sinceramente, jamais quero julgar alguém usando o futebol como padrão de aferição! Cada um é livre para fazer suas escolhas... eu tenho que olhar para o meu nariz e não para o do meu irmão!
Mas, não era para isto que resolvi postar hoje... na realidade estive analisando a triste derrota brasileira e refleti sobre o tal refrão que ouvimos de muitos: - Fulano viveu o céu e o inferno em fração de segundos... acho mais propício usar o versículo acima: "...Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia..."... até o dia do jogo com a Holanda nosso arqueiro Julio César era considerado irrepreensível! Até que veio a queda... a falha... o erro!!!
E o que ficou marcado? Suas defesas incríveis? Sua performance quase perfeita? Os "milagres" realizados durante as eliminatórias? NÃO! Absolutamente: NÃO! O que ficou marcado foi sua falha!!!
E com relação ao Felipe Melo? Alguém se lembra do passe de "Pelé" que ele deu para o gol do Robinho? NÃO! Absolutamente: NÃO! Mas o que ficou marcado foi o seu "cinismo" em dizer que não sabia porque havia sido expulso quando todas as câmeras flagraram seu "pisão" no jogador holandês...
Sabe onde eu quero chegar? No fato de que em nossa vida espiritual a coisa funciona da mesma forma!
Sabe o que ficará marcado? Não serão nossos acertos, mas seguramente os nossos erros... o ser humano tem esta pré-disposição de valorizar mais os erros dos outros do que os acertos!
Quando chamamos a atenção às falhas do próximo, ainda que inconscientemente estamos nos auto-promovendo: Eu sou melhor do que ele pois jamais fiz o que ele fez! A queda do meu irmão significa a minha elevação! Infelizmente é assim...
Será que perdoaríamos um irmão que fizesse o que Abrão fez ao mentir para salvar sua pele? Ou será que leríamos os Salmos de "Fulano" como lemos os Salmos de Daví se soubéssemos que fulano adulterou e ainda mais mandou assassinar o esposo da amante? Ou aceitaríamos em nossa roda de amizades alguém que por três vezes houvesse negado Jesus e ainda mais praguejasse e ofendesse alguém que simplesmente perguntasse se ele era cristão? Nós NÃO, mas Deus SIM! É tremendo ver que nosso Deus não nos vê com nossos olhos. Um coração contrito e arrependido é uma porta aberta ao perdão de nosso Bom Deus...
Amados... cada vez mais penso que devemos vigiar, vigiar e vigiar... o diabo anda em derredor bramando como leão... não podemos dar brechas porque se cairmos, infelizmente estaremos fadados a ser "riscados" do "caderninho" de nossos irmãos... mas graças a Deus que não do Livro da Vida!
Desperta tu que dormes!
Fique esperto... "...Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia..."

p.s. a tempo, vale dizer que eu pessoalmente não teria convocado o Felipe Melo, mas como minha opinião não vale nada, temos que esperar até 2014 para comemorar o hexacampeonato...

Um abraço

Nenhum comentário: