terça-feira, 5 de outubro de 2010

REFLEXÕES... SALMO 3

"...Eu me deitei e dormi; acordei, porque o SENHOR me sustentou..."
Este Salmo foi escrito por Daví possivelmente durante a sua fuga de diante da face de Absalão, seu próprio filho. É interessante nos inteirarmos um pouco de todo o contexto. Davi embora fosse homem segundo o coração de Deus enfrentou problemas e lidou com pecados, falhas e fracassos. Depois do adultério praticado com Bate-Seba e da traição e morte imposta por Davi ao seu soldado Urias, ao receber a repreensão por parte do profeta Natã, Davi recebeu também um veredito: "Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa..." II Samuel 12:10.
A partir de então observamos tragédia atrás de tragédia no lar de Davi. O capítulo 13 de II Samuel narra o estupro (incesto) de Amnon, filho de Davi, contra Tamar, sua própria irmã. A indiferença de Davi leva Absalão, filho de Davi e irmão de Amnon a planejar por dois anos a vingança contra o próprio irmão e faz justiça com suas próprias mãos tirando a vida de Amnon (II Samuel 13:32). Mais tarde, não satisfeito e ainda buscando vingar a morte de sua irmã, Absalão promove uma insurreição contra seu próprio pai, ganhando a simpatia do povo, jogando-os contra o rei e fazendo com que Davi fugisse da presença do próprio filho (II Samuel 15:13 e 14).
É com este pano de fundo que Davi escreve o Salmo 3 que podemos dividir em quatro partes:
  1. Os inimigos multiplicam-se (v.1 e 2) - "como se tem multiplicado os meus inimigos..." Davi tinha que lidar não somente com a rebelião de Absalão e seu exército, mas com a revolta de todo o povo que fora iludido por seu filho. As crises e as opiníões muitas vezes levam-nos a pensar que Deus não está conosco "muitos dizem... não há salvação para ele em Deus...". Quais são os inimigos que você tem enfrentado? Seu temperamento? Seus pecados ocultos? Vícios? Tens chegado a pensar que para você "não há mais salvação?"
  2. O clamor a Deus (v.3 e 4) - Ainda bem que o versículo 3 começa com um "MAS"... o mesmo que PORÉM, CONTUDO, TODAVIA... Graças a Deus por este MAS... "Tu SENHOR és um escudo para mim..." Davi tinha convicção de que mesmo apesar de todos seus pecados, o perdão de Deus era a garantia de que ele podia clamar a Deus e ser ouvido: o SENHOR "ouviu-me desde o seu Santo monte..."
  3. O descanso que só vem de Deus (v.5 e 6) - Daí o homem assustado reconhece que poderia apesar de tudo dormir... Diante das lutas, angústias e adversidades como é bom saber que em Deus nós podemos deitar... mas não somente deitar... podemos DORMIR! Quantos apesar de não terem problemas não conseguem reclinar a cabeça no travesseiro e DORMIR... necessitam de "valiuns", "diazepans", "maracujinas", "cidreiras" e tantos outros recursos para tentar alcançar a paz que somente vem do SENHOR... mas como é bom saber que também pela Graça Dele nós poderemos ACORDAR e recomeçar... muitos tem medo de acordar e ter que enfrentar os mesmo problemas. Mas nós podemos acordar e ter a certeza de que podemos enfrentar as situações mais adversas porque temos a convicção de que não "temeremos dez milhares de pessoas que se puserem contra mim...porque o SENHOR me sustentou..." Por último, temos a certeza de que:
  4. De Deus é a Vitória (v.7 e 8) - "Levanta-te SENHOR; Salva-me... a Salvação vem do Senhor... sobre o teu povo seja a tua benção. (Selá)"
Que Deus te anime com a certeza da Vitória...

Selá - estudiosos afirmam que embora a palavra não tenha uma tradução adequada em nossa língua, tem o significado de uma pausa ou elevação dos pensamentos a Deus podendo ser também interpretada como um "Aleluia" ou "Amém"... um assim seja!

Nenhum comentário: