sábado, 20 de novembro de 2010

CRISTÃO? EU?

Qual a amplitude de afirmarmos que somos "cristãos" hoje em dia? Ou melhor, que significa dizer: Sou Cristão?
O dicionário Aurélio define cristão da seguinte forma:
Como adjetivo: 
1.Do, ou relativo ou pertencente ao cristianismo; 2.Que o professa; 3.Que sofre ou sofreu influência do cristianismo:
Como substantivo masculino:
4.Aquele que professa o cristianismo, que é sectário dele.

Vejam que a definição de "cristão" gira em torno de "cristianismo"; é aí que surge um grande problema! Vejam como o "Aurélio" define cristianismo:
Substantivo masculino
1.O conjunto das religiões cristãs, i. e., baseadas nos ensinamentos, na pessoa e na vida de Jesus Cristo: o catolicismo, o protestantismo, e religiões ortodoxas orientais; 2.Cada uma dessas religiões.

Percebeu? Tanto católicos como ortodoxos são incluidos no "bojo" do cristianismo. Isto cheira "ecumenismo"... veja o que o Papa Bento XVI disse nesta última quinta-feira (18/11): "...O diálogo ecumênico caminhou muito em 50 anos, mas precisa encontrar impulso, sobretudo no Ocidente, sem esquecer que a unidade dos cristãos é construída por Deus e não por uma nobre capacidade de negociação ou de compromisso. Foi o que afirmou Bento XVI no discurso feito na manhã desta quinta-feira na audiência concedida na Sala Clementina, no Vaticano, à plenária do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, que nesta quarta-feira festejou 50 anos de constituição do organismo vaticano...". Ele coloca Deus como responsável pelo ecumenismo e pela busca da "unidade" entre estes "cristãos". Veja a matéria completa no site Rádio Vaticano.

As projeções do censo 2010 indicam que o número de católicos no Brasil está em torno de 64% da população brasileira o que deve gerar um número aproximado de 122 milhões de brasileiros. Os "evangélicos" já são quase 30% da população o que significam cerca de 50 milhões.
Cá entre nós, você afirmaria que cerca de 172 milhões de brasileiros vivem uma vida baseada nos ensinamentos de Jesus?
Se tomarmos em conta a definição popular do termo "cristão" que foi banalizado, nós teríamos que afirmar que sim porque se encaixam como católicos ou evangélicos... mas, e segundo a Bíblia? O que significa ser CRISTÃO segundo as Escrituras Sagradas?
Que tal recorrermos ao texto de Atos 11:26, pois é lá que pela primeira vez o termo "cristão" aparece: "...E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja e ensinaram muita gente. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos..." A palavra "cristão" no grego sugere o significado de "pequenos cristos" ou "pertencente ao partido de Cristo". A fala e o comportamento destes homens e mulheres eram tão parecidos com o de Jesus Cristo que os incrédulos de Antioquia "debochavam" deles usando este apelido. Mas o que na realidade este texto bíblico nos mostra das qualidades destes cristãos? Vejamos quatro características que fazem de uma pessoa um verdadeiro "cristão". Podemos afirmar que o legítimo CRISTÃO é aquele que:

1. CRÊ E SE CONVERTE "...E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor..." (11:21)
O verdadeiro "cristão" é aquele que não somente crê em Deus pois a Biblia diz que até mesmo os demônios crêem e se estremecem (Tiago 2:19). Este crer deve levar-nos a uma outra decisão. É necessário além de CRER, se CONVERTER ao Senhor! E o que significa conversão?
a) Mudança de atitude (arrependimento) - quando nos convertemos nos tornamos "novas criaturas" (II Corintios 5:17 e Efésios 4:22-32)
b) Confessar a Jesus – esta nova vida torna-se uma vida de testemunho público onde meus atos confessam publicamente a minha fé (João 12:42,43) - neste texto vemos que muitos muitos criam, mas não confessavam a Jesus.

2. PERMANECE NO SENHOR "...o qual, quando chegou e viu a graça de Deus, se alegrou e exortou a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor..." (11:23)
Nós cremos que uma das grandes características do verdadeiro cristão é a "perseverança". Muitos tomam uma decisão mas não permanecem na fé. Rapidamente se deixam levar por outras doutrinas. Lembre-se de que Paulo nos afirma de que nem mesmo se um anjo aparecesse pregando outro evangelho deveria merecer crédito (Galatas 1:6-8). Não podemos mais ser como meninos levados por todo o vento de doutrina (Efésios 4:12-14). Se não permanecemos em Jesus, nosso estado se torna pior do que antes (II Pedro 2:18-22). Não estou ensinando ou sugerindo a perda da salvação pois creio na segurança eterna dos salvos... agora, precisamos saber se somos salvos! Somos "convertidos" ou "convencidos"?

3. SOCORRE OS IRMÃOS "...E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judéia..." (11:29)
Quando estes homens souberam que viria uma fome e assolaria seus irmãos na Judéia, imediatamente eles decidiram socorrê-los. Uma das características mais profundas do cristianismo é DAR – Deus deu o seu Filho (João 3:16) e o Filho (Jesus) deu a sua vida (João 15:13). O verdadeiro CRISTÃO DÁ:
a) Aos irmãos – I João 3:15-17 – Ele deu a vida por nós e nós devemos dar a vida pelos irmãos. Se nós virmos o irmão necessitado e lhe cerrarmos a mão como podemos dizer que está em nós o amor de Deus?
b) A Deus – II Coríntios 8:5  "...Deram-se primeiramente ao Senhor e depois a nós..."

4. TEM PALAVRA "...O que eles com efeito fizeram, enviando-o aos anciãos por mão de Barnabé e de Saulo..." (11:30)
Os crentes de Antioquia não somente determinaram mandar, mas efetivamente cumpriram com o prometido, enviando a oferta por mão de Barnabé e Saulo. Quantas vezes muitos "irmãos" levantam-se na Igreja e dizem: "Contem comigo!". Prometem "mundos" e "fundos" mas não cumprem com o que prometeram. Tiago nos adverte que nossa palavra tem que ser "sim...sim...não...não" (Tiago 5:12). E Paulo diz: "...completai... como houve a prontidão de vontade, que haja também o cumprimento..." (II Corintios 8:11).
O verdadeiro "cristão" vota... mas PAGA"...Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o. Melhor é que não votes do que votes e não pagues..." (Eclesiastes 5:4 e 5). Não quero que pareça que estou ventilando mensagem de ou "dá" ou "desce" ou campanha dos "900" do Cerullo, mas quero dizer que cristão tem que ter palavra em todos os sentidos! Se empenhamos nossa palavra, mesmo que levemos prejuízo devemos levar adiante aquilo que prometemos!

Diante do exposto, cabe a nós aceitarmos o desafio do Apóstolo Paulo em II Corintios 13:5 "...Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis, quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados..."

Graça e Paz a todos...
Pr Joel

Nenhum comentário: