segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

DIÁRIO DE VIAGEM VI - JERUSALÉM - MUSEUS

Maquete do Templo
Em Jerusalém não se pode deixar de visitar os vários museus.

Nesta postagem quero relatar um pouquinho do que vi no Museu de Israel onde foi construída uma fantástica maquete da Cidade de Jerusalém na época do Segundo Templo.

A riqueza de detalhes é impressionante...

Reprodução da Cidade de Jerusalém
na época de Cristo
Observando o Templo conseguimos ver a suntuosidade e as gigantescas dimensões em relação à cidade.... seguramente era um monumento colossal que chamava a atenção de todos visitantes ao chegar na cidade. Ao observar cada um daqueles edifícios nos sentimos como se estivéssemos caminhando pela cidade juntamente com Jesus Cristo.

No mesmo local está situado o Museu da Bíblia onde podemos ver com riquezas de detalhes como eram reproduzidos os manuscritos da Bíblia.


Maquete da Cidade de Jerusalém
Mas, o que mais impressionou e marcou foi a visita ao Museu do Holocausto... trazer à memória o sofrimento do povo judeu debaixo do jugo nazista é de arrancar lágrimas dos mais "durões".

Museu do Holocausto
No dia em que visitamos o museu havia um grupo de marinheiros alemães que emocionados contemplavam as atrocidades promovidas por seus "patrícios"...

Através de fotos e vídeos conseguimos entender um pouco daquela triste página da história, mas o mais marcante é ver os objetos pessoais recuperados dos campos de concentração e expostos diante de nossos olhos: documentos de identidade, fotos familiares, peças de roupa, brinquedos... quando fitamos estes objetos começamos a imaginar os donos de cada um deles que ao pensar que estavam ganhando a liberdade estavam caminhando para o extermínio... impressionante!


Entrada do Parque Yad Vashem

Memorial aos Campos de Concentração
Que cenas marcantes... nos emocionamos ao ver famílias inteiras que sentam-se defronte de um objeto ou utensílio de um de seus antepassados mortos e ficam ali... os olhares distantes... os olhos marejados... como sem entender até hoje o por que de tanta atrocidade! Nós podemos olhar para Mateus 27:25 e entender um pouco da razão de tudo: "...E, respondendo todo o povo, disse: O seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos..."

Memorial das Crianças
Marcante também o Memorial das Crianças.
O local é cheio de espelhos e com velas acesas que quando refletidas nos vários espelhos no ambiente escuro dão a impressão de um céu estrelado... ao fundo, um locutor vai narrando os nomes e as idades de cada uma das crianças mortas nos campos de concentração... não há como não se emocionar!


Placa em homenagem a
Oskar Schindler no Jardim dos Justos
Mais adiante, no jardim ao redor do museu há a Rua dos Justos onde pude fotografar a árvore de Oskar Schindler...

Bem... na próxima postagem falarei um pouco dos últimos momentos de Jesus em Jerusalém...





Veja mais fotos abaixo:

Nenhum comentário: