sábado, 4 de dezembro de 2010

OBESIDADE ESPIRITUAL

É notório que o mundo de hoje tem um padrão de beleza moldado em mulheres "macérrimas" o que tem levado as, digamos assim, "gordinhas" a uma busca desenfreada por programas de dieta. Você já ouviu falar na Dieta macrobiótica? e na Dieta dos 3 dias? talvez na Dieta dos pontos? Dieta da USP, Dieta do Dr Atkins, Dieta Beverly Hills, Dieta da Sopa, Dieta dos Shakes, Four-Day Diet, Seven Days Diet e até a Dieta da Água que é considerada a mais simples do mundo.

Só que nesta corrida desenfreada por adquirir o "corpo perfeito" muitos acabam por contrair distúrbios alimentares fatais como a Anorexia que é a redução drástica da ingestão de alimentos trazendo a perda excessiva de peso e extrema sensação de que sempre está muito gordo, e a Bulimia que leva o doente a rejeitar convites sociais com medo de sair da dieta; quando sai, come montanhas de comida e expele tudo para fora seja através de laxantes ou do vômito forçado.

É fato que a obesidade é prejudicial à saúde, mas tudo deve ser feito com ordem e orientação médica. Os obesos são mais propensos à doenças coronárias, hipertensão, diabete e até distúrbios psicológicos. Você sabia que praticamente metade da população brasileira sofre com a obesidade? Não é para menos que o número de cirurgias bariátricas (cirurgia indicada para pacientes com obesidade mórbida) cresceu 500% em 10 anos; foram 5.000 cirurgias em 1999 contra 30.000 em 2009. isto elevou o Brasil ao 2º lugar no ranking mundial perdendo somente para os EUA que realiza 300.000 cirurgias por ano. Veja a matéria completa clicando AQUI.

Porém, mais prejudicial que a obesidade física, é a OBESIDADE ESPIRITUAL que é o acúmulo de gordura na alma! Lembre-se de que "...Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem..." Mateus 7:13 e 14.
Já que o caminho é apertado e a porta estreita, vejamos como nos livrar das gorduras excessivas que se acumulam em nossa alma.
  1. Sabedoria humana - "...Ora, no tocante às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência. A ciência incha, mas o amor edifica..." I Corintios 8:1. Vemos que a ciência incha... o conhecimento e a sabedoria humana não trazem edificação. Muitos querem buscar respostas e explicações na razão, na ciência, na sabedoria e na filosofia esquecendo-se da simplicidade do Evangelho que é o Poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê "...Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus..." I Corintios 1:18. Conta-se que um "pastor" duvidava de alguns dos milagres descritos nos relatos bíblicos e tentava dar a seu filhinho uma explicação para a travessia do Mar Vermelho dizendo que naquela época o povo de Israel atravesou durante a maré baixa. A criança na sua "inocência" disse surpresa ao pai que Deus era grande porque conseguiu afogar o exército inteiro dos egipcios em um palmo d´água! A criança deu uma lição na "sabedoria" do pai! Nada contra a busca de sabedoria, mas em termos de relacionamento com Deus, a forma de nos aproximar Dele é pela fé e não pela ciência!
  2. Prosperidade - "...E, engordando-se Jesurum, deu coices; engordaste-te, engrossaste-te e de gordura te cobriste; e deixou a Deus, que o fez, e desprezou a Rocha da sua salvação..." Deuteronomio 32:15. Israel recebeu fartura de Deus... foi suprido, alimentado e o que fez no momento da prosperidade? Abandonou a Rocha da Salvação! Quem sabe tua "prosperidade" não tem te afastado de Deus? Muitos quando estão prosperando dizem: -Não tenho mais tempo para Deus! Viagens... passeios... e mais trabalho... trabalho... e trabalho... enfim é necessário aumentar mais ainda o patrimônio fazendo juz ao velho ditado: "quanto mais tem mais quer!"
  3. Pecado - "...Geralmente, se ouve que há entre vós fornicação e fornicação tal, qual nem ainda entre os gentios, como é haver quem abuse da mulher de seu pai. Estais inchados e nem ao menos vos entristecestes, por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação..." I Corintios 5:1 e 2. O envolvimento com o pecado e o "comodismo" a ele levou os crentes daquela Igreja a sentirem-se inchados e com suas mentes cauterizadas... o "acostumar" com o pecado é perigosissimo pois acumula "gorduras" excessivas tornando-nos insensíveis ao Espírito Santo.
Bem... o que fazer? Necessitamos de uma Dieta Espiritual já!!!

A solução está em nos livrarmos deste peso excessivo atendendo ao convite de Jesus: "...Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve..." Mateus 11:28 a 30

Fiquem na Paz!
 
Pr Joel Barbosa

3 comentários:

Anônimo disse...

Amem que forte esta postagem,realmente as vezes desapercebidos acumulamos gorduras em nossa vida espiritual,precisamos estar vigilantes pois a biblia nao mente quando diz "aquele que está de pé cuide-se para que não venha cair",estamos sujeitos ao pecado todos os dias,mas se resistirmos ao diabo ele fugirá de nós!!Glorias a Deus por sua vida Pastor!Que Deus continue dando graça e sabedoria para fazer estas postagens que acrescentam muito em nossas vidas!Deus abençoe.
Laís Silva

Joel Barbosa disse...

Obrigado pelas palavras Lais... fico feliz em saber que Deus nos usa, mesmo com nossas limitações para sermos instrumentos de benção na vida dos outros...
te espero sempre neste espaço que tenho disponibilizado para abençoar vidas...
Um abraço

Valdinei Fernandes disse...

a paz do Senhor, muito bom seu blogs, estou seguindo, e que possamos sempre estarmos emagrecendo espiritualmente, mensagem edificadora. faça uma visita a meu blog www.pbvaldineifernandes.blogspot.com.
abçs em Cristo.