quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

DEUS AINDA FALA HOJE?

"...O SENHOR, pois, tornou a chamar a Samuel, terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então, entendeu Eli que o SENHOR chamava o jovem. Pelo que Eli disse a Samuel: Vai-te deitar, e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve. Então, Samuel foi e se deitou no seu lugar. Então, veio o SENHOR, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve..." I Samuel 3:8 a 10

Fala, porque o teu servo ouve!
Mas... será que Deus ainda
fala hoje? E, se fala, como Ele fala?
Esta questão parece simples, mas é uma das razões da existência de tantas seitas e heresias hoje em dia.
Não temos dúvidas de que Deus é transcendente mas não duvidamos de que também é imanente.
Para entender estes dois conceitos vou aproveitar um pequeno trecho de um artigo de Pr Luciano R. Peterlevitz da Igreja Batista Vida Nova:

"...A glória de Deus se manifesta nos céus (Sl 19). Mas a glória de Deus também se manifesta em nós e através de nós. Deus se revela através dos céus. Mas é fantástico saber que Deus não satisfaz em reservar sua glória somente aos céus. Pois Ele compartilha sua glória conosco! Deus é grande. Mas se revela entre os pequenos. Ele é magnífico (v.1), mas é a partir dos louvores dos pequenos que Ele destrói os inimigos (v.2; cf. Mt 21.16). Encontramos aqui dois conceitos teológicos relacionados à Pessoa de Deus: sua transcendência e sua imanência. Transcendência: Deus está acima da criação. Imanência: Deus se manifesta na criação. Esses dois conceitos não são contraditórios, mas complementares. O enfoque desproporcional em um dos dois pode arruinar a espiritualidade cristã. A heresia surge quando se enfatiza um aspecto da Pessoa de Deus em detrimento do outro. Isso ocorreu com a Pessoa de Cristo. Houve um grupo religioso que negou a divindade de Cristo (arianismo). E houve outro grupo que negou a humanidade de Cristo (docetismo). Uma ênfase exagerada na transcendência expulsa Deus de nossa realidade. Uma ênfase exagerada na imanência ignora o poder de Deus, igualando-o à criatura..."

Nosso Deus é transcendente, mas também é imanente... apesar de toda a Sua Glória, ELE quis relacionar-se com sua criação. A grande prova de sua imanência é a encarnação de Jesus Cristo, o Verbo, o Logos, a Palavra! O VERBO se fez carne e habitou entre nós...
Sim... Deus quis relacionar-se conosco... ELE quis comunicar-se com o homem e ELE falou por intermédio de seu Filho: "...Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo..." Hebreus 1:1 e 2
Os ensinos de Cristo foram transmitidos aos apóstolos e os apóstolos perpetuaram estes ensinamentos na Palavra Escrita que é a Bíblia Sagrada.
Tudo que Deus queria nos revelar foi revelado e escrito para nosso ensino, instrução e exortação.
A coleção de 66 livros conhecida como Bíblia Sagrada é a perfeita e sublime expressão da Palavra de Deus.
Embora tenha sido escrita por homens (cerca de quarenta) ela é isenta de erros em seu conteúdo, pois miraculosa e sobrenaturalmente estes homens escreveram inspirados por Deus. “...Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo...” II Pedro 1:21.
Ela é Palavra de Deus de Gênesis a Apocalipse; não somente contém a Palavra de Deus, mas novamente repito: é a Palavra de Deus isenta de erros ou equívocos e única regra de fé e prática e autoridade suprema para a Igreja, sendo suficiente para encaminhar o homem em direção a Deus. “...Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra...” II Timóteo 3:16 e 17. O verdadeiro cristão deve ter prazer em examiná-la e praticá-la, pois desta forma se afastará do pecado. “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra Ti...” Salmo 119:11.
A Bíblia é, e permanecerá sendo até o fim dos séculos a única revelação completa e final de Deus ao homem, portanto, o padrão supremo pelo qual toda a conduta humana, credos e opiniões devem ser aferidos. Não posso conformar a Palavra de Deus às minhas experiências, mas conformar as minhas experiências à Palavra de Deus. “...Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo...” I João 4:1.

Portanto, a pergunta é: Deus ainda fala hoje? E como Ele fala?
Sim Ele ainda fala... fala por intermédio de Sua Palavra!
Ela é suficiente... Ela é soberana!
Não precisamos mais aguardar NOVAS REVELAÇÕES...
Lembre-se... através da revelação escrita o homem é suficientemente instruído para toda a boa obra!

“...Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra...” II Timóteo 3:16 e 17.

Fala Senhor... Fala por intermédio de Sua Palavra que teu servo te ouve!

Pr Joel

Um comentário:

Allan Lessa disse...

Concordo plenamente Pr.Joel a palavra de Deus representada na biblia sagrada continua sendo a voz do Soberano na terra.