sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

DIÁRIO DE VIAGEM - IX - EGITO (1ª parte)

Eilat - extremo sul de Israel
 Olá pessoal...

Fazia tempo que não escrevia sobre minha viagem à Terra Santa. Chegou a hora de narrar minha passagem pelo Egito... é até providencial em virtude dos últimos acontecimentos políticos que envolveram a queda do "presidente" Hosni Mubarak.

Nossa passagem pelo Egito foi breve, mas muito
importante e fascinante.

Nos dirigimos para a região do extremo sul de Israel até a cidade de Eilat que faz fronteira com a Jordania sendo separada apenas pelo Mar Vermelho.

termometro marcando 44ºC
Lá enfrentamos absurdas temperaturas de 48ºC... quando tive a idéia de fotografar o termometro já era 17h30 e ainda assim captei a imagem da incrível marca de 44ºC.

Em Eilat está localizado o Golfo de Ácaba que segundo as mais novas "teorias" seria o local "correto" da travessia do povo de Israel no Êxodo do Egito.

Esta teoria foi lançada por Ronald Wyatt e já é aceita por muitos atualmente pela sua quantidade de evidências. A teoria reza que até o Mar Vermelho os hebreus caminharam pelo tradicional "Caminho dos Reis" atravessando o Golfo de Ácaba. Ronald era anestesista, arqueólogo amador americano e adventista. Reuniu um acervo de "provas" que foram suficientes para convencer muitos teólogos.
Em 1984 fotografou (cerca de 400 fotos) e filmou (12 horas de gravação) da região árabe; teve o material apreendido pelas autoridades locais e após 8 anos conseguiu reaver todo o material que facilmente é encontrado em vídeos e slides na própria Internet. Ronald Wyatt morreu em Agosto de 1999.

Setas indicam o Êxodo segundo
a teoria de Ronald
 Acerca desta teoria, somente afirmo que não podemos nos esquecer de que não precisamos de provas que "facilitem" a compreensão dos fatos bíblicos... não é porque a "arqueologia" e a ciência dizem que tal fato é mais "aceitável" ou não que mudarei de opinião... nossa fé não é cega mas também não pode ser sugestionada... veja por exemplo a matéria da revista Super Interessante que coloca os ventos fortes do Golfo de Ácaba como a razão para a abertura do Mar Vermelho... muito cuidado ao aceitar qualquer teoria somente pelas "facilidades" de prová-las e excluirmos a participação de Deus nos milagres.

Aquário na cidade de Eilat
A cidade de Eilat tem um grande e magnifico aquário que nos fascinou pela beleza e suntuosidade. Em Eilat foi o ponto final de nosso guia que ficou nos esperando no Hotel até o nosso regresso; por ser judeu não poderia fazer a travessia para o Egito. Nos dirigimos até a cidade de Taba e atravessamos a fronteira para o lado árabe... confesso que sentiamos um pouco de apreensão mas fomos adiante.

A mudança da paisagem foi gritante... o que vimos nas próximas horas até a nossa parada no Sinai foi deserto... deserto e... deserto...
Enfim, chegamos no Mosteiro de Santa Catarina que segundo a "tradição ortodoxa" foi uma menina que se converteu ao cristianismo e passou a pregar para a esposa e os soldados do imperador romano Máximo Trácio. O imperador enviou um grupo de 50 sábios romanos para convencê-la a não propagar mais o cristianismo e ela deu um banho de Bíblia neles que acabaram se convertendo também.

Monte Sinai e Mosteiro de
Santa Catarina
Desta feita, o imperador a condenou a morte... como disse... isto é o que a "tradição" diz... tradição esta que inclusive "santificou" um grande arbusto presente no mosteiro apontando-o como sendo a "sarça ardente" de Moisés... acredite se quiser... lá estão os papéizinhos com pedidos que são colocados por turistas do mundo inteiro!

Mas, o mais marcante desta nossa passagem pela península do Sinai foi a subida no cume do monte onde "possivelmente" Moisés tenha tido o seu encontro com Deus para receber as tábuas da lei... se é o local certo não podemos afirmar, mas que a sensação de subir o monte mexeu com nossa imaginação não podemos negar!

Cume do Sinai
Que caminhada! Até alcançar o cume dos 2.288m do monte caminhamos cerca de 10 km, alguns dizem ser 14 km...
Dos nove participantes da caravana, somente Pr Edgar, Lauro e eu encaramos o trajeto completo a pé. Silvio, Joel Sotero, Pr Ebenézer, Fábio e Onan apelaram para o camelo em parte do trajeto após exaustivas negociações de preço com os "beduinos" e Pr Nilton nem foi... permaneceu no hotel porque não estava sentindo-se bem; o que os amados irmãos que apelaram para o camelo não sabiam era que o ponto final da caminhada exigiria enfrentar-se 750 degraus de uma escada de pedras que os camelos não subiam... aí não teve jeito... todos tivemos que subir juntos a pé...

Confesso-lhes que esta última etapa da escada foi um dos maiores momentos de exaustão que passei em minha vida... uma mistura de "congestão" com "insolação" e "desidratação" que cheguei a pensar que não conseguiria alcançar o cume até que... HUGOOOO... é.... isto mesmo... chamei o HUGO ali nas escadarias do monte! Mas que alívio! Foi o que precisava para terminar o percurso!
Que vista esplêndida!

Se foi ali que Moisés teve seu encontro com Deus não sabemos, mas que nos sentimos mais perto de Deus nos sentimos... após uma reflexão sobre os fatos bíblicos iniciamos o percurso de volta e mais do que nunca comprovamos o velho ditado de que para decer "todo santo ajuda"...
Minhas panturrilhas ficaram parecidas com as do Roberto Carlos... não o cantor, mas o jogador!!!

Chegamos no hotel no comecinho da noite e após o jantar dormimos como nunca!!!
Por falar em dormir... está na hora...
Boa Noite e até a próxima postagem...

Se você quiser ver os diários anteriores clique AQUI

Pr Joel


Nenhum comentário: