sábado, 12 de março de 2011

DIÁRIO DE VIAGEM - X - EGITO (2ª parte)

Após o exaustivo dia de caminhada até o cume do Sinai dormimos como "anjos" mas no dia seguinte às 06h00 já estávamos na estrada rumo ao Cairo.
Confesso-lhes que foram momentos de intensa expectativa... carregava comigo um sonho de "criança" de conhecer as pirâmides... foi uma longa mas gratificante viagem.

Considero cinco os momentos de maior "impacto" para mim nesta minha viagem por Roma, Israel e Egito:

Primeiro: a vista do Coliseu... extraordinário! Quando me vi diante daquele verdadeiro "colosso" senti uma
alegria "juvenil"... inesquecível!

Arco de Constantino e Coliseu
Segundo: a vista do Vale do Armagedom do alto do Monte Carmelo. Fiquei a imaginar a "Última Grande Batalha"... que vale imenso!

Vale do Armagedom

Terceiro: o Gólgota e a Tumba vazia... foi de arrepiar! Ali está sacramentada a Vitória do Messias sobre a Morte! "onde está ó morte a tua vitória?..."

Gólgota - monte da Caveira


Tumba Vazia - "Ele não está aqui porque Ele ressuscitou"

Quarto: a vista do Muro das Lamentações e a cúpula do "Domo da Rocha"... um contraste exuberante das duas "religiões" lado a lado

Muro das Lamentações e acima o "Domo da Rocha"
Quinto: a vista das pirâmides na entrada da cidade do Cairo... parecia um sonho ver que as páginas dos livros de história saltavam aos meus olhos!

Impacto da Primeira Vista das Pirâmides ao entrar no Cairo

Andar no Cairo foi uma aventura ímpar!
Não existem semáforos e os carros ganham a preferência na marra... só que os pedestres quando querem atravessar simplesmente atravessam... é um "Deus nos Acuda"...
Chegamos ao Hotel, deixamos as malas e partimos para a grande aventura de contemplar as pirâmides e a esfinge... fiquei a pensar na passagem do povo hebreu por lá, embora nosso guia que era muçulmano negasse veemente que o povo hebreu houvesse passado por lá... na realidade eles fazem questão de apagar qualquer "memória" que os remeta ao povo hebreu e a humilhante derrota do exército de faraó.
Ao término da tarde voltamos para o hotel onde pudemos tomar um delicioso banho de piscina antes do jantar... o dia seguinte foi marcado pela visita ao Museu do Cairo que possui um acervo de peças espantoso de todas as dinastias egípcias. Infelizmente não foi permitido nenhuma foto no Museu. Nossas câmeras foram recolhidas na entrada e devolvidas na saída.
Difícil detalhar a exuberância das peças... a máscara de Tutancamon, os sarcófagos, os bustos... simplesmente fantástico! Uma das questões que mais chamaram a minha atenção foi a de um busto de faraó com aparência feminina possuindo inclusive "seios"... nosso guia informou que era o busto de Amen-hotep IV que em um determinado momento da história egipcia estabeleceu o "monoteísmo" mudando seu nome para Akhenaton e sendo perseguido por esta sua posição. Uma das formas de humilhação foi dar a ele uma aparência feminina. Perguntei ao guia se o estabelecimento de uma crença "monoteísta" não seria reflexo da passagem do povo hebreu pelo Egito... foi aí que notei que o guia mudou seu estado de ânimo após tanta insistência sobre o assunto, chegando a ser "deselegante"... se você quiser saber um pouco mais sobre o faraó Akhenaton acesse estes links: link1 e link2.
Após a visita ao museu fizemos um "tour" pela cidade e iniciamos o retorno a Israel uma vez mais...

Até a próxima postagem...

Nenhum comentário: