quarta-feira, 13 de abril de 2011

ABRAÃO: O CONSTRUTOR DE ALTARES...

Ao ministrar uma de minhas aulas de Geografia Bíblica no IBM (Instituto Batista Missionário) chamou-me a atenção a trajetória de Abraão de Ur até Canaã e a construção de quatro altares em quatro locais diferentes... Qual o significado de cada um deles?
Primeiramente é interessante entendermos o significado de um altar; o dicionário apresenta como "...Mesa especial consagrada aos sacrifícios religiosos..." (s.m) e no sentido figurado como "...Culto, religião; Adoração, veneração..."
Sem sombra de dúvidas, no sentido bíblico, um Altar era um local de Consagração e Adoração a Deus.
Abraão entendia muito bem sobre altares pois viveu em Ur onde seu pai "servia" a "outros deuses""...Então, disse Josué a todo o povo: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Antigamente, vossos pais, Terá, pai de Abraão e de Naor,
habitaram dalém do Eufrates e serviram a outros deuses..." Josué 24:2. Seguramente Abraão já havia visto seu pai construir "altares" em adoração a falsos deuses; talvez daí a ordem de Deus passasse por ele deixar a casa de seus pais: "...Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei..." Gênesis 12:1
Uma coisa é certa: após Abraão conhecer o DEUS VERDADEIRO ele dispôs o seu coração para servi-lo e obedecê-lo. Começa então a sua trajetória de "Construtor de Altares".

1º Altar - SIQUÉM (Altar da Promessa)
"...E passou Abrão por aquela terra até ao lugar de Siquém, até ao carvalho de Moré; e estavam, então, os cananeus na terra. E apareceu o SENHOR a Abrão e disse: À tua semente darei esta terra. E edificou ali um altar ao SENHOR, que lhe aparecera..." Gênesis 12:6 e 7
A motivação de Abraão construir este primeiro altar foi em adoração ao SENHOR que lhe aparecera. E nesta aparição o SENHOR reafirmou-lhe a Sua Promessa: "...te darei esta terra". Hoje nós também temos valiosíssimas promessas de Deus que incluem a herança de "nossa terra prometida" com Deus nos céus! Isso também deveria nos motivar a construir um "Altar" em nosso coração e adorá-lo em Espírito e em Verdade...

2º Altar - BETEL (Altar da Comunhão)
"...E moveu-se dali para a montanha à banda do oriente de Betel e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao SENHOR e invocou o nome do SENHOR..." Gênesis 12:8
Betel significa "Casa de Deus". E foi aí, na Casa de Deus onde Abraão invocou o Nome do Senhor... não somente Deus falava com Abraão, mas Abraão podia falar com Deus! É interessante atentarmos para o fato de que hoje nós somos "Betel", ou seja, nós somos "Casa de Deus": "...Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" I Corintios 3:16 e "...Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?" I Corintios 6:19
Neste momento é interessante observarmos que Abraão afasta-se da "Comunhão" tipificada no Altar de Betel (Casa de Deus) e vai para o Egito que tipifica o mundo "...E havia fome naquela terra; e desceu Abrão ao Egito, para peregrinar ali, porquanto a fome era grande na terra..." Genesis 12:10. Que ocorre quando saímos da comunhão e vamos para o mundo? Fracassos e derrotas! No Egito Abraão comete o triste pecado da "incredulidade"... ele não consegue crer que Deus o protegeria e mente "...Dize, peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por tua causa, e que viva a minha alma por amor de ti..." Genesis 12:13, sendo chamado a atenção pelo próprio Faraó "...Então, chamou Faraó a Abrão e disse: Que é isto que me fizeste? Por que não me disseste que ela era tua mulher?" Genesis 12:18. Este deslize levou Abraão a tomar uma atitude maravilhosa: VOLTAR para onde NUNCA deveria ter saído sem a ordem de Deus: Betel - A Casa de Deus: "...E fez as suas jornadas do Sul até Betel, até ao lugar onde, ao princípio, estivera a sua tenda, entre Betel e Ai; até ao lugar do altar que, dantes, ali tinha feito; e Abrão invocou ali o nome do SENHOR..." Genesis 13:3 e 4. NUNCA é tarde para voltarmos para a comunhão e tornar a "invocar" o nome do SENHOR.

3º Altar - HEBROM (Recomeço)
"...E Abrão armou as suas tendas, e veio, e habitou nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom; e edificou ali um altar ao SENHOR..." Genesis 13:18
Após separar-se de Ló o SENHOR volta a falar com Abraão... é seu recomeço! Não há queda que quando confessada não seja maior do que a misericórdia de Deus "...E disse o SENHOR a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta, agora, os teus olhos e olha desde o lugar onde estás, para a banda do norte, e do sul, e do oriente, e do ocidente; porque toda esta terra que vês te hei de dar a ti e à tua semente, para sempre..." Gênesis 13:14 e 15. Deus reafirma a SUA promessa a Abraão que constrói mais este altar em Adoração a Deus.

4º Altar - MORIÁ (Provação)
"...E vieram ao lugar que Deus lhes dissera, e edificou Abraão ali um altar, e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque, seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha..." Gênesis 22:9
O último e mais impactante altar da vida de Abraão marca este que foi o momento crucial na vida de Abraão. Ele confiou sobremaneira em Deus "...Pela fé, ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado, sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dos mortos o ressuscitar..." Hebreus 11:17 e 18. Mas diante da provação, ele pôde triunfantemente declarar: "...Então, levantou Abraão os seus olhos e olhou, e eis um carneiro detrás dele, travado pelas suas pontas num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. E chamou Abraão o nome daquele lugar o SENHOR proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá..." Gênesis 22:13 e 14.

Como diz um tradicional hino:

Na forte aflição, nos perigos e dor,
Na vil traição e no negro terror,
Com toda a certeza vitória virá;
É firme a promessa: Meu Deus proverá.
Meu Deus proverá, meu Deus proverá.
É firme a promessa: Meu Deus proverá.

Diante das agruras desta vida e das mais pesadas provações, Deus espera que estejamos dispostos a erguer um Altar em Adoração ao nome do SENHOR...

Que Deus te abençoe

Pr Joel Barbosa

Nenhum comentário: