quinta-feira, 7 de abril de 2011

COMO ENSINAR "ORAÇÃO" ÀS CRIANÇAS...


"...Orai sem cessar..." I Tessalonicenses 5:17

"...Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças..." Filipenses 4:6

Introdução: A oração é a arma que temos, dada por Deus para enfrentar as tentações, as lutas e as provações. As crianças precisam, desde cedo, serem instruídas para a necessidade da oração. 
Comece dizendo à criança que: 
- Orar é conversar com Deus, seu Pai Celeste. 
Ao ler a Bíblia, a carta de amor de Deus para você, é Ele quem fala. Mas, Deus quer que você também converse com Ele. Damos abaixo quatro assuntos para você conversar com Deus. Para lembrarmos das partes da oração formamos a palavra C.A.S.A.


1. CONFISSÃO
Devemos nos lembrar de confessar nossos pecados a Deus. Se permanecer no pecado e não falar sobre ele com Deus, Ele não vai ouvir a sua oração: "...Se eu atender à iniqüidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá..." Salmo 66:18.
Confessar é mencionar o seu pecado e reconhecer que agiu mal: "...Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça..." I João 1:9.
Mas devemos lutar para abandonar o pecado: "...O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia..." Provérbios 28:13.
Confessar é dar nomes aos pecados, pois, normalmente pecamos a varejo e pedimos perdão por atacado!

2. ADORAÇÃO
Divide-se em duas partes: Adoração e Louvor
Quando adoramos a Deus, reconhecemos QUEM ELE É, reconhecemos as suas QUALIDADES e o elogiamos... ELE é Bom, ELE é Justo, ELE é Amor...
Quando louvamos a Deus reconhecemos O QUE ELE FEZ, FAZ E FARÁ! Elogiamos ELE por seus feitos... ELE é Bom, mas não somente é Bom... ELE é Bom para MIM! ELE é Amor... sim, mas muito mais do que isto: ELE ME ama! É a oportunidade de elogiá-lo por TUDO recebido DELE.
É uma demonstração do grande amor e respeito que temos por Deus.

3. SÚPLICA
Não deixe de incluir a súplica quando conversar com Deus. Suplicar significa pedir de maneira humilde.
Deus quer que você converse com Ele sobre as necessidades de outras pessoas: "...orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos..." Efésios 6:18. Ore pela sua família e amigos quando estiverem doentes ou sofrendo. Ore para que seus amigos não salvos aceitem Jesus como Salvador. Quanto mais pedimos pelos outros, mais Deus nos abençoa!
Deus também quer que você apresente a Ele as suas necessidades e desejos: "...Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito..." João 15:7. Mas não se esqueça de dizer as crianças que Deus responde SIM (quando está na hora, estamos preparados e é da vontade de Deus), NÃO (quando não é bom para nós, não estamos preparados ou quando não é da vontade de Deus) ou ESPERE (quando é bom, é da vontade de Deus mas não estamos preparados para receber) !

4. AGRADECIMENTO
Agradeça e diga a Deus que aprecia tudo o que possui, quem você é e o que Ele lhe deu. 
Diga “OBRIGADO”.
Agradecer a Deus deve ser parte importante do seu tempo com Ele.Quantas vezes esquecemos de agradecer a Deus. O agradecimento, não deixa de ser uma expressão de louvor. 

Quando tiver o seu momento devocional com Deus cada dia, leia a Bíblia permitindo que Deus fale com você. Pense depois nas palavras CONFISSÃO, ADORAÇÃO, SÚPLICA E AGRADECIMENTO para lembrar do que conversar com Ele.

Material adicional: Consulte a Bíblia de Recursos Para o Ministério Infantil da APEC(pg 1420, 1421)

Nenhum comentário: