quarta-feira, 4 de maio de 2011

VOCÊ QUER SER ABENÇOADO?

Texto: Gênesis 25:7 a 11
Neste texto vemos Abraão chegando ao fim de sua vida como um homem abençoado: "...estes, pois, são os dias dos anos da vida de Abraão, que ele viveu: cento e setenta e, cinco anos. E Abraão expirou, morrendo em boa velhice, velho e cheio de dias; e foi congregado ao seu povo...depois da morte de Abraão, Deus abençoou a Isaque, seu filho..."
Abraão é para nós um símbolo de um homem bem-sucedido e abençoado... teve falhas, mas foi um homem abençoado!
Deus hoje também quer nos abençoar! É certo que quando recebemos a Cristo como Salvador JÁ SOMOS abençoados. Paulo em Efésios 1:3 nos diz que "...já fomos abençoados com TODAS as bençãos espirituais..." Que bençãos são essas? A adoção de filhos "...e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo..." Efésios 1:5,  a
redenção por seu sangue "...Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas..." Efésios 1:7 e a presença do Espírito Santo "...tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; o qual é o penhor da nossa herança..." Efésios 1:13,14. Mas é certo que Deus também quer nos abençoar em todas as áreas de nossas vidas. Deus quer que tenhamos um lar abençoado e que sejamos equilibrados em nossa vida financeira, mas qual é o caminho para sermos abençoados? VOCÊ QUER SER ABENÇOADO? 

Vejamos qual o caminho que Abraão seguiu: 

1. VIVA UMA VIDA DE FÉ (Hebreus 11:8 a 13)
A Bíblia é clara no fato de que ele confiou irrestritamente em Deus... tomou a decisão de sair de sua terra pela fé... viu o invisível!

2. VIVA UMA VIDA DE OBEDIÊNCIA A DEUS (Gn 12:1 a 3)
Deus diz a ele: Sai-te da tua terra e da tua parentela e a Bíblia diz que ele obedeceu: "...assim partiu Abraão..." (Gn 12:4a)

3. VIVA UMA VIDA DE COMPLETA OBEDIÊNCIA A DEUS (Gn 12:4b)
Se queremos ser abençoados, devemos obedecer PLENAMENTE a Deus... não adianta obedecer pela metade. Abraão obedeceu saindo de sua terra, mas desobedeceu a Deus levando Ló com ele... Isso gerou problemas... dissensões, contendas (Gn 13:7) Obedeça a Deus, mas obedeça PLENAMENTE.

4. VIVA UMA VIDA DISPOSTO A PERDER SE QUISER GANHAR (Gn 13:8, 9)
Quando Abraão percebeu que era necessário obedecer PLENAMENTE a Deus, ele dispôs-se a perder para que pudesse ganhar. Abraão deu a Ló a chance de escolher para onde queria ir e vemos que Ló escolheu o que aos "olhos humanos" era melhor: "as campinas verdejantes" do Jordão deixando para Abraão a terra árida. Mas Abraão sabia que mesmo em terra árida, estando com Deus ele seria um abençoado!

5. VIVA UMA VIDA DE ADORAÇÃO
Abraão era um "verdadeiro adorador"... Chegando em Siquém edificou um altar ao Senhor (Gn 12:7). Chegando em Betel edificou um segundo altar (Gn 12:8)... Betel = Casa de Deus. É interessante que quando ele afasta-se do altar em Betel = Casa de Deus e DESCE para o Egito (mundo) acaba mentindo e sendo envergonhado pelo mundo (Faraó). Não nos afastemos de Betel! 
Mas é maravilhoso vermos que o homem de Deus sai do Egito e SOBE para Betel (Gn 13:4) para o altar que antes havia edificado... ele volta para a comunhão... ele volta para a adoração! Constrói mais um altar em Hebrom (Gn 13:18) e por último constrói o último altar em Moriá (Gn 22:9) quando naquele altar ele teria que sacrificar seu próprio filho... ele agora aprendera que teria que continuar adorando a Deus mesmo em meio a esta grande provação... graças a Deus quando vivemos pela , obedecemos PLENAMENTE a Deus e vivemos uma vida de ADORAÇÃO, temos a plena convicção de que DEUS PROVERÁ! (Gn 22:14)
p.s. veja uma das postagens anteriores sobre Abraão o construtor de altares.

6. VIVA UMA VIDA COM DISPOSIÇÃO DE ABRIR MÃO DA BENÇÃO DE DEUS PARA FICAR COM O DEUS DA BENÇÃO (Gn 22:14 a 17)
Muitos pedem a benção e quando recebem se afastam de Deus... Você quer ser abençoado por Deus? Está disposto a dizer a ELE que ELE é mais importante do que a benção que você espera? Estaria disposto a abrir mão da benção para ficar com Deus?
É isso que Deus quer saber de você hoje... quando Deus descobrir que ELE é mais importante para você do que qualquer benção que você desejar, ELE te abençoará mais do que você possa imaginar!

Nunca troque o DEUS da benção pela benção de DEUS...

Nenhum comentário: