segunda-feira, 8 de agosto de 2011

OS LIMITES DA LIBERDADE CRISTÃ

"...Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam..." I Coríntios 10:23
Este texto é um prato cheio para os liberais que o usam de forma deslavada como uma autorização para que façamos tudo o que quisermos como se tivéssemos autorização de Deus para pecar! Na realidade, muitos somente usam a primeira parte do versículo: "Todas as coisas me são lícitas..." e desprezam o restante do texto.  Esta visão "sem limites" na realidade está mais para "libertinagem" do que para liberdade.
Gosto muito de uma das definições de liberdade contida no dicionário:
"...Poder de agir, no seio de uma sociedade organizada, segundo a própria determinação, dentro dos limites impostos por normas definidas..." (Aurélio)
Veja que é o poder de agir "dentro dos limites impostos por NORMAS definidas"
Acima de cidadãos brasileiros, somos "cidadãos dos céus"... fazemos parte do "Reino de Deus", portanto nossa "sociedade organizada" tem uma norma bem definida que intitula-se "Bíblia Sagrada"; esta é a "Constituição" de nosso Reino!
Portanto, quando confrontamos a afirmativa "Todas as coisas me são lícitas", não posso deixar de ver os limites que o próprio Apóstolo Paulo define com relação a esta nossa "liberdade"...

Todas as coisas me são lícitas desde que:

I – "...Não seja dominado por elas..." (I Co 6:12)
Quantas pessoas não se envolvem com situações que lhe enredam e dominam? Quantos acorrentados pelos vícios: "não consigo viver sem tomar uma antes das refeições...", dizem alguns... afirmam que não são dependentes do álcool e que podem parar a hora que quiserem mas não vivem sem um "golinho"... na realidade são dominados por esse "hábito"; e o que dizer daqueles que são aprisionados pela Internet? São os "facebooks", "instagram" ou "twitters" da vida... não quero ser contraditório porque me utilizo destas ferramentas da internet, mas não podemos ser "escravos" dessa tecnologia... existem pessoas que sentem a necessidade de narrar seus passos a cada minuto ou intrometer-se nos passos de outros... estou acordando... agora estou tomando café... agora estou saindo... esperando o ônibus... etc... etc... etc... como trabalham os "dedinhos" digitando a cada minuto suas ações... se ficam sem "conexão" se desesperam... ficam irados... isso sem dizer a pornografia que acaba dominando e aprisionando a muitos... não conseguem mais viver sem a tecnologia... sugiro duas matérias a serem lidas nos links a seguir:
http://istoe.com.br/326665_VITIMAS+DA+DEPENDENCIA+DIGITAL/
http://www.dependenciadeinternet.com.br/

Todas as coisas me são lícitas desde que:

II – Glorifiquem a Deus em nosso corpo e espírito (que não são nossos mas de Deus) pois fomos comprados por Ele (I Co 6:20)
Que temos feito com nosso corpo? Talvez maltratando-o aos poucos com hábitos alimentares prejudiciais... isso sem dizer na anorexia, na bulimia ou nas "bombas" com a finalidade de tornar-se "sarados" como forma de impressionar as menininhas! E o que dizer da prostituição? Não se esqueça que "prostituir-se" não significa somente "vender" seu corpo por dinheiro, mas muitas vezes entregar-se como uma "prova de amor"... isso também é "vender" o corpo!
Por onde tem percorrido as suas mãos durante seu  namoro? Cuidado! Nosso corpo é para honra e glória de nosso criador!

Todas as coisas me são lícitas desde que:

III – Não escandalize meu irmão (8:13) 
É interessante vermos que em primeiro lugar eu devo analisar a minha relação comigo mesmo não permitindo que seja dominado por práticas pecaminosas. Em segundo lugar analiso minha relação com Deus sabendo que o uso de meu corpo deve glorificar a Ele. Os próximos "limites" se referem a minha relação com meu próximo. Não devo escandalizar meu irmão. Trata-se de situações "embaraçosas" que podemos evitar! Hoje em dia as Casas Lotéricas funcionam como Bancos, propriamente ditos... podemos sacar, depositar e pagar contas... mas também "podemos" fazer jogos ou a conhecida "fézinha"... imagine você entrando na lotérica para pagar sua conta de telefone e o irmão recém-convertido, ainda fraco na fé vendo você entrar justamente em dia de "Mega Sena Acumulada"... o que o irmão vai pensar? Se o pagar a conta na Casa Lotérica escandalizar o meu irmão, não pagarei mais a minha conta lá! Temos que estar preocupados com o que os nossos irmãos mais fracos na fé podem pensar! Tolerá-los e não massacrá-los!

Todas as coisas me são lícitas desde que:

IV – Edifique ao meu próximo (I Co 10:23)
Edificação, e não destruição! Através de minhas atitudes, decisões ou escolhas eu devo ser um exemplo a ser seguido pelo irmão que ainda está "engatinhando" na vida cristã... talvez você pense: "quer dizer que eu tenho que viver em função dos outros"? Isto é Cristianismo que resume-se em uma palavra: ABNEGAÇÃO! Negar-se a si mesmo! Lembram-se do exemplo de Jesus? "...mesmo sendo Deus, não teve por usurpação SER IGUAL A DEUS... humilhou-se... esvaziou-se... aniquilou-se... tomou a forma de homem fazendo-se servo! Fez-se semelhante a nós..." Será que isto nos serviria de exemplo?



Todas as coisas me são lícitas desde que:

V – Contribua para a salvação (I Co 10:33)
A razão pela qual fomos criados é única e tão somente para que Deus seja glorificado! E nada em nossa vida seria mais importante do que ampliar o número de cidadãos no Reino de Deus... que nossos pensamentos, palavras e ações possam visar a salvação de almas...
Pense bem a partir de hoje quando afirmar "todas as coisas me são lícitas..." Confronte se sua decisão estará dentro dos limites estabelecidos pela Palavra de Deus que é nossa regra "áurea" de conduta...

Lembremos que a Bíblia não trata sobre todos os assuntos especificamente,  mas nos apresenta princípios que podem ser aplicados em todos os assuntos possíveis... antes de tomar qualquer decisão, pondere nestes princípios:
Estou sendo dominado por meus desejos?
Estou glorificando a Deus em meu corpo e espírito?
Estou escandalizando meu irmão?
Estou edificando meu irmão?
Estou contribuindo de alguma forma para a salvação de meu próximo?

Se o que você pretende fazer passa por esse crivo, siga adiante!

Que Deus te abençoe

Pr Joel Barbosa

resenha da mensagem pregada no Aniversário da Mocidade da Igreja Batista Bíblica Maranata em Santo André - SP e repetida em minha Igreja em Embu-Guaçu.

Nenhum comentário: