quinta-feira, 29 de setembro de 2011

FILADÉLFIA OU LAODICÉIA?

Se você examinar minha profissão de fé verá que defendo uma visão escatológica dispensacionalista.
Dentro desta visão, quando olhamos para as Cartas do Apocalipse reconhecemos que nos últimos dias, os dias que antecederão a vinda de Cristo teremos presentes na terra Igrejas com características de Filadélfia e Laodicéia.
A interpretação das Cartas escritas às sete Igrejas da Ásia pode ser literal
- As Igrejas realmente existiram e possuíam as características citadas e receberam de Jesus uma palavra de louvor ou repreensão. 
Por outro lado também podemos aplicar a interpretação histórico-profética que aponta para o fato de que cada Igreja representaria a Igreja como um todo nas diversas eras históricas, como por exemplo: A Igreja de Éfeso possuía as características gerais da Igreja desde o pentecostes até o ano 100 d.C. Esmirna apontava para a Igreja do ano 100 até 312 d.C e assim por diante.
Há ainda a possibilidade de interpretarmos as Igrejas de uma forma universal com características presentes em todas as épocas, ou seja, durante toda a existência da Igreja tivemos Éfesos, Esmirnas, Pérgamos, Tiatiras, Sardes, Filadélfias e Laodicéias presentes. 
Por último podemos fazer uma aplicação pessoal: como Igreja que eu sou, que tipo de Igreja EU estou sendo?
É desta forma que quero te convidar a uma reflexão em torno de Filadélfia e Laodicéia.
São dois opostos... duas Igrejas contrastantes...
Jesus apresenta-se ao anjo de Filadélfia como "... o Santo, o Verdadeiro, o que tem a Chave de Davi, o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre..." 
Nesta declaração reconhecemos que tudo vem dEle e por intermédio dEle. Reconhecemos sua Soberania pelo fato de que quando Ele abre, ou seja, determina, não há o que ser feito contra: "... Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?..." Isaías 43:13
É por isso que esta Igreja resiste. Cristo mesmo promete que ninguém poderia fechar esta porta: "...eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar..." Apocalipse 3:8
Não é por "nossa força", mas pela "força de Cristo"
Este é o primeiro princípio para que sejamos vitoriosos: reconhecer que "nossa" força é pequena "...tendo pouca força..." Apocalipse 3:8. 
Quando reconhecemos que somos fracos buscamos a força em nosso Senhor e aí conseguimos a vitória: "...Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte..." II Corintios 12:10
Jesus Cristo mesmo promete: "...Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra..." Apocalipse 3:10
Veja o contraste com a Igreja de Laodicéia; eles eram soberbos... auto-suficientes... independentes: "...Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta..." Apocalipse 3:17
A soberba causa "náuseas" em Cristo: "...Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca..." Apocalipse 3:15 e 16
Note que Cristo lhes repreende: "... e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu..." Apocalipse 3:17, e dá-lhes a chance de arrependimento: "...Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te..." Apocalipse 3:19
Nos últimos dias reconhecemos na Igreja de Laodicéia uma Igreja mundana: um pé fora e outro pé dentro... crentes mornos! 
Cuidado: "...Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus..." Tiago 4:4
Com que Igreja você se identifica?
Filadélfia ou Laodicéia... será que o Senhor tem se agradado de nós ou temos causado náuseas a Ele?
"...Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa...." Apocalipse 3:11

Que Deus te abençoe!

Nenhum comentário: