terça-feira, 27 de setembro de 2011

PEDRO - GENTE COMO A GENTE...

"...E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só. E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário; Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar. E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo. Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais. E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste? E, quando subiram para o barco, acalmou o vento. Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus..." Mateus 14:23 a 33


Como já disse, estou pregando uma série de mensagens sobre personagens bíblicos que foram "Gente Como a Gente"...
Neste último domingo o personagem escolhido foi o Apóstolo Pedro!
Quando lemos o texto de Lucas 22:33 a 34 vemos o "destemido" Pedro dizendo: "...Senhor, estou pronto a ir contigo até à prisão e à morte. Mas ele disse: Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes negues que me conheces..."
Muitas vezes fazemos votos e promessas mas quando menos esperamos vemos que os votos e as promessas foram quebradas!!! Outras vezes a disposição e o vigor cedem lugar a decepção!!!
Como é triste saber que somos falhos e impotentes; em Mateus 26:41 lemos: "...o espírito está pronto...a carne é fraca..."
Pedro foi um dos discípulos mais "peculiares" do Senhor Jesus; impulsivo, audacioso, destemido... homem rude, mas ousado e usado por Deus. Acumulou sucessos e fracassos porque foi "Gente como a Gente"... é notório que após fazer aquela declaração ousada, não muito tempo depois negou três vezes ao Senhor Jesus.
Mas, quero te convidar a uma reflexão no texto acima de Mateus 14.
É evidente o fato de que há dois estados contrastantes no texto... o primeiro estado é o de um barco "Sem Cristo"; o que vemos é medo... agitação... tempestade... vento contrário: ...E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário..."
O segundo estado é o de um barco "Com Cristo"; o quadro é de paz... bonança... alegria... temor... adoração: "...E, quando subiram para o barco, acalmou o vento. Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus..." Me faz lembrar aquele cântico "antigo" que dizia: "Com Cristo no barco tudo vai muito bem... e passa o temporal..."
Pedro me ensina neste evento que:
  1. Olhar para Cristo nos encoraja - "...Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas..." - alguns somente lembram que Pedro fracassou porque afundou, mas não observam que enquanto os outros discípulos voltavam às "fábulas" e "crendices" chegando ao ponto de dizerem que era um "fantasma", Pedro foi o único que destemidamente olhou para Jesus e disse "...manda-me ir ter contigo por cima das águas...". Pedro foi o único discípulo que pode dizer: "andei por cima das águas..." ainda que tenha afundado depois! Olhar para Cristo nos encoraja a fazer o que aos nossos olhos é impossível! Nunca diga "eu sou capaz" mas sim "Cristo me faz capaz"... nunca desvie o olhar de Cristo porque olhar para Cristo não somente nos encoraja, mas...
  2. Olhar para Cristo nos faz triunfar - "...E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.." Sim... Pedro triunfantemente estava andando por cima das águas! Quando os teus problemas parecerem ser grandes demais e o mar estiver diante de você, lembre-se: Olhar para Jesus me leva a andar triunfantemente por cima das águas! Porém este evento me faz refletir que:
  3. Olhar para os problemas nos desanima - "...Mas, sentindo o vento forte, teve medo..." - Isso mesmo! Desviar o olhar de Jesus e olhar para os problemas nos traz desânimo... medo... desilusão! Desviar o olhar de Jesus e olhar para as circunstâncias é fatal pois...
  4. Olhar para os problemas nos faz afundar - "...e, começando a ir para o fundo..." - afastar-se de Jesus nos leva para o fundo! Muito cuidado! A Bíblia já nos adverte a não andarmos segundo o "conselho dos ímpios". Não desvie o olhar de Jesus para não afundar... mas caso você já esteja afundando, nunca é tarde para clamar como Pedro clamou: "...Senhor, salva-me!..." Como Jesus esteve presente com Pedro "...E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o...", Ele promete que também estaria conosco: "...Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade..." Salmos 145:18
Se quiser ouvir esta mensagem, clique AQUI e acesse o blog da Igreja Batista Bíblica de Embu-Guaçu.

Nenhum comentário: