quarta-feira, 5 de outubro de 2011

METUSALÉM...

"...E foram todos os dias de Metusalém novecentos e sessenta e nove anos, e morreu..." Gênesis 5:27

Não há uma forma mais eficiente de aprender do que quando temos a responsabilidade de ensinar... esta é basicamente uma das frases proferidas por Sêneca, filósofo romano, irmão de Gálio, contemporâneo do Apóstolo Paulo: "...os homens, enquanto ensinam, aprendem..."
Tenho vivido isto constantemente em minha vida, principalmente nos últimos anos quando tenho praticamente ensinado ou pregado a Palavra de Deus seis vezes por semana! Como tenho aprendido!

Nos últimos domingos tenho pregado uma nova série de mensagens em minha Igreja intitulada: Gente Como a Gente e um personagem chamou-me a atenção no Antigo Testamento: Metusalém, ou Matusalém de acordo com a versão...
Quando eu poderia imaginar que pregaria uma mensagem sobre Metusalém! Mas lendo o relato bíblico sobre este homem Deus revelou-me algumas verdades maravilhosas:

  1. Deus nos dá oportunidades - você já parou para pensar em quantas oportunidades Deus concedeu a Metusalém em seus 969 anos? Oportunidades de realização de sonhos e projetos de vida... sem sombra de dúvidas todas estas oportunidades vem de Deus pois é Ele quem nos concede o ar e nos dá o dom da vida! Se estamos vivos temos que aproveitar as oportunidades que nos surgem! Mas o mais incrível que vejo é que Deus nos dá oportunidades de ultrapassarmos limites! Isso mesmo! Ir além de nossos limites: veja Metusalém - Ele viveu 969 anos... foi o maior em termos de longevidade! E nós? Estamos ultrapassando os limites? Estamos buscando ser os "melhores" nas oportunidades que Deus nos tem dado? Deus quer ver seus filhos indo mais "além"... Deus quer que seus filhos sejam os "melhores" onde quer que estejam plantados!
  2. Deus nos dá exemplos a seguir - em nossa vida surgem pessoas que tornam-se modelos ou "referenciais" para nós. Infelizmente alguns focam-se em modelos negativos! Metusalém teve como modelo para sua vida ninguém menos que Enoque, seu pai. Quem foi Enoque? Aquele que viveu acima da média: "...E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou..." Gênesis 5:24. Que exemplo de vida! Tenho certeza absoluta que não haveria um referencial e um modelo melhor para ele! E nós? Temos focado em bons exemplos? Temos buscado bons referenciais? Quem são teus modelos? Quem são teus heróis?
  3. Deus nos dá advertências - Da mesma forma que Deus nos oferece exemplos positivos em nossas vidas, quando não estamos dispostos a estar "olhando" para eles Deus nos dá advertências... Deus permitiu que Metusalém escutasse as advertências de seu neto Noé... o mundo estava indo de mal a pior e Noé foi o pregoeiro da justiça por 120 anos. Seguramente Deus nos adverte a cada dia e nos orienta em nossas decisões. Resta saber como temos lidado com estas advertências! Quem sabe são os conselhos e advertências de seus pais? Que nada, talvez você pense! Eles são "caretas" e não sabem de nada! Cuidado! Deus está te advertindo! Quem sabe sejam as próprias contingências da vida... não sei... só sei que Deus nos dá "sinais"...
  4. Deus levará em conta nossas escolhas - Diante das advertências que Ele nos dá, Ele trará a juízo cada uma de nossas escolhas. Algo me intrigou examinando a vida de Metusalém. Ele gerou Lameque (pai de Noé) e viveu mais 782 anos "...E viveu Matusalém, depois que gerou a Lameque, setecentos e oitenta e dois anos,.." Gênesis 5:26. Lameque viveu 182 anos e gerou Noé "...viveu Lameque cento e oitenta e dois anos, e gerou um filho..." Gênesis 5:28. O dilúvio vei sobre a terra no ano 600 de Noé "...E era Noé da idade de seiscentos anos, quando o dilúvio das águas veio sobre a terra..." Gênesis 7:6. Talvez você esteja perguntando: - E daí? Simples! Quando somamos os 182 anos de Lameque mais os 600 anos de Noé chegamos a 782 anos, exatamente o tempo que Metusalém viveu após gerar Lameque. Isto significa que Metusalém morreu no ano do Dilúvio. A pergunta é: morreu no ano do Dilúvio ou morreu no Dilúvio? Se Metusalém morreu NO Dilúvio é sinal que ele desprezou todas as advertências... este mistério saberemos no céu, no entanto com relação a NOSSAS vidas nós podemos ter certeza... Cuidado! Não negligencie as advertências de Deus pois Deus levará em conta as suas escolhas...
Se quiser ouvir a mensagem em áudio estou te disponibilizando...

Se preferir, faça o download para o seu computador

Que Deus nos abençoe!

Nenhum comentário: