terça-feira, 18 de outubro de 2011

EU SOU O QUE SOU!

"...E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós..." Êxodo 3:14

Creio piamente que há um só Deus Vivo e Verdadeiro, Criador, Governador e Sustentador de todas as coisas; jamais tive a pretensão de conseguir definir Deus, pois aceito que tudo que podemos saber Dele é o que Ele nos revelou primeiramente pela criação “...Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis...” (Rm 1:19, 20) mas também por Sua Palavra. E é aí que me delicio com esta declaração de Deus  “...EU SOU O QUE SOU...”  Nesta afirmação eu vejo claramente  que Deus reitera a Sua AUTO-EXISTÊNCIA... Ele É o que É independente daquilo que eu pense que Ele É...

Este texto de Êxodo é para mim uma das mais sublimes "revelações" progressivas de Deus a um ser humano... examine comigo alguns dos atributos revelados por Deus progressivamente neste "encontro" junto à "sarça ardente":
  1. Deus é Santo (Êx 3:5) - "...Não te chegues para cá; tira os teus sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa...". Sem sombra de dúvidas Nosso Deus é Santo e cobra daqueles que querem aproximar-se Dele Santidade...
  2. Deus é um Deus Pessoal (Êx 3:6) - "...Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó...". Deus ainda hoje deseja ser o Nosso Deus... o Deus de Antonio, Joaquim e José... o Deus de Maria, Severina e Joaquina! Deus deseja ter uma relação "pessoal" com cada um de seus filhos!
  3. Deus Vê e Ouve (Êx 3:7) - "...Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor...". Deus não está alheio ao nosso sofrimento! Ele nos ama e se interessa por nós!
  4. Deus é Misericordioso (Êx 3:8) - "...desci para livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel..." Como já disse, nossas limitações não são encaradas com desprezo por Deus mas Ele está disposto em vir ao nosso socorro como foi ao socorro de seu povo escravizado no Egito.
  5. Deus é Justo (Êx 3:9) - "... tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem..."  Não se preocupe com a "vingança"... entregue a "Justiça" nas mãos de Deus!
Nunca se esqueça: O Deus de Moisés é o Teu Deus!

Que Deus te abençoe!

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens pelo Blog Pastor.