quarta-feira, 6 de junho de 2012

EDIFICADOS SOBRE A ROCHA - O CARÁTER DO CIDADÃO DO REINO

Iniciei uma nova série de mensagens em minha Igreja intitulada: "Edificados Sobre a Rocha" abordando o Sermão do Monte e gostaria de repassá-las de forma escrita para vocês... será um pequeno resumo, é claro, mas se você acessar o blog de "minha" Igreja (quando digo "minha" é força de expressão porque a Igreja é de Cristo) no endereço a seguir: http://batistaembuguacu.blogspot.com poderá ouvir o áudio de cada mensagem.
O Sermão do Monte está presente nos Evangelhos, mas especificamente no de Mateus encontramos o maior relato.
É lá que compreendemos que o Sermão do Monte é o maior ensinamento nas Escrituras de como viver e ser Igreja apresentando as normas de justiça
para todos que desejam fazer parte do Reino dos Céus. E por falar em Reino, a apresentação do princípio do "reino" está presente em todo o Evangelho de Mateus que inicia com a referência da linhagem de Jesus como Rei em Mateus 1:1 e 17, prossegue com a busca dos magos pelo Rei (Mateus 2:2) e com a mensagem de João sobre o Reino (Mateus 3:2). Jesus também anuncia o Reino (Mateus 4:17) inclusive ensinando como ser cidadão do Reino no Sermão do Monte descrito em Mateus 5 a 7.
O que veremos em todo o Sermão do Monte faz parte da Constituição dos Cidadãos do Reino dos Céus apresentada por Jesus. A primeira parte do sermão refere-se ao Caráter do Cidadão do Reino através das Bem-Aventuranças em Mateus 5:1 a 12.
O que é caráter? O "Aurélio" define como sendo "...o conjunto das qualidades (boas ou más) de um indivíduo, e que lhe determinam a conduta e a concepção moral...". Há uma diferença entre reputação e caráter, pois:

  • a reputação é o que você "parece" ser... e o caráter é o que na realidade você é...
  • a reputação é o que veem na primeira vez que chegamos a um lugar... o caráter é o que pensam quando saímos deste mesmo lugar...
  • a reputação se pode perder em um segundo... o caráter é indestrutível... 
  • a reputação é como os outros nos veem... o caráter é como Deus nos vê... 
O Senhor deseja que lutemos por um caráter que o agrade, muito mais do que simplesmente lutar por uma "reputação". Para melhor entendermos, irei confrontar o caráter que Deus aborrece e que está presente em nosso mundo com o caráter que Deus enaltece. Em Provérbios 6:16 a 19 lemos que: "...estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, o coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos...". É tremendo quando "opomos" essas características com as bem-aventuranças... vemos que para cada "coisa" que o Senhor aborrece há um contraponto, ou seja, uma característica que Deus espera de nós que somos cidadãos do Reino. Vejamos, a seguir:

  1. olhos altivos - ao invés de olhos altivos e soberbos, em Mateus 5:3 vemos que "...Bem-aventurados os pobres de espírito...". Ser pobre de espírito é o mesmo que dizer ser humilde de espírito. Enquanto no mundo o que impera é a altivez, a soberba, o cidadão do Reino olha para dentro de si e reconhece sua limitação e incapacidade e sabe que não tem nada para justificar-se diante de Deus.
  2. língua mentirosa - o cidadão do Reino contrapõe a língua mentirosa com "...bem-aventurados os que choram...". Enquanto no mundo os homens enganam-se a si mesmos e chegam a "blasfemar" contra Deus com suas línguas, o cidadão do Reino reconhece sua limitação e "chora" de arrependimento... chora diante de sua limitação... chora diante de sua condenação...
  3. mãos que derramam sangue inocente - mãos indicam "ação"; por isso vemos que o sentimento do mundo é de pessoas egoístas e que não hesitam em agir contra os inocentes para satisfação de seus ínfimos desejos, ao contrário do cidadão do reino que é "...brando de gênio, pacífico de índole. Tranquilo, plácido, sossegado...", exatamente como Jesus espera de nós quando diz "...bem-aventurados os mansos...".
  4. coração que maquina pensamentos perversos - este coração "maligno" é confrontado com os que não intentam o mal, mas muito pelo contrário, "...bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça..."
  5. pés que se apressam a correr para o mal - ao invés disso, o cidadão do Reino se opõe sendo misericordioso, não intentando fazer justiça com as próprias mãos "...bem-aventurados os misericordiosos..."
  6. a testemunha falsa que profere mentiras - mentira? Não! O cidadão do Reino tem prazer em falar a verdade, custe o que custar. Luta para jamais prejudicar o seu próximo com mentiras, mas ser limpo de coração: "...bem-aventurados os limpos de coração..."
  7. o que semeia contenda entre os irmãos - é interessante ver que esta característica presente no mundo é "abominada" pelo Senhor. Por isso que, a melhor forma de contrapor é sendo um pacificador. Ao invés de colocar "lenha na fogueira" levamos palavras brandas e que afastam o furor... jamais usar nossa língua de forma maledicente e lutarmos para ter o caráter almejado por Jesus quando diz: "...bem-aventurados os pacificadores..."
Cultivar um caráter Cristão e de Cidadão do Reino traz um resultado não muito agradável diante dos homens, como vemos em Mateus 5:10 a 12: "...bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus; bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós..." . Isso mesmo! Seremos injuriados, perseguidos, caluniados! Mas como caráter é mais importante que reputação, neste caso, a recompensa de Deus é grande: 
Herdaremo o Reino dos Céus (5:3 e 10), seremos Consolados (5:4), nos tornaremos herdeiros de Deus (5:5), teremos fartura de Justiça (5:6), alcançaremos Misericórdia (5:7), veremos a Deus (5:8) e seremos  chamados Filhos de Deus (5:9)
Pense a respeito... talvez as "recompensas" terrenas não sejam interessantes, mas a "recompensa" divina sobrepassa a qualquer sofrimento...
Edifique sua casa sobre a Rocha... torne-se um cidadão do Reino dos Céus... tenha Jesus como seu Salvador, Senhor e Rei!

Um grande abraço... até a próxima postagem quando falaremos de como deve ser nossa influência como Cidadãos do Reino...

Um comentário:

Unknown disse...

Blog abençoado meu querido e amado Pr. Joel Barbosa. Que o Senhor nosso Deus continue cumprindo as Suas promessas na sua vida!

Graça & Paz.

Dr. Carlos Andrade

LOGUS & RHEMA
www.drcarlosandrade.blogspot.com