quarta-feira, 14 de novembro de 2012

COMO MANTER A FÉ EM TEMPOS DE CRISE

Fui convidado na semana que se passou para levar uma palestra para um grupo de professores e servidores de um CEI (Centro de Educação Infantil) próximo de minha casa. O convite objetivava que eu levasse uma palavra de conforto para os ouvintes em razão de inúmeras "crises" enfrentadas por vários deles e que gerou mal-estar e preocupação a todos: assassinato de membro da família, enfermidade repentina que levou a óbito, insegurança etc. Quando pensei no que poderia falar, bastou que eu olhasse ao meu redor
para que me deparasse com a palavra "CRISE" estampada diante de meus olhos. Crises são reais e não podemos negá-las! Mas, o que é uma crise? O dicionário diz que é uma manifestação repentina de ruptura do equilíbrio; surgimento repentino de problema de saúde ou agravamento de estado crônico; fase difícil, grave, na evolução das coisas, dos acontecimentos, das ideias; manifestação violenta de um sentimento ou período de instabilidade financeira, política ou social. Por isso que refletindo sobre esses problemas vividos por aqueles professores percebi que essas "crises" não são parte de uma realidade vivida somente por eles, mas por cada um de nós. Poderia citar a crise de segurança, ou melhor, da falta dela: a menos de 500 m de minha casa um ônibus foi incendiado de forma covarde por um grupo de "meliantes" que não permitiram nem sequer que o cobrador saísse a tempo o que ocasionou queimaduras em 30% de seu corpo; o que dizer do número de homicídios que tem crescido assustadoramente em minha cidade?. Mas, será que é somente em minha cidade? E a crise familiar? O número de divórcios crescendo de forma meteórica! Crise econômica, crise de honestidade, crise no futebol (p.s. a essa altura faltam 3 rodadas para o término do campeonato brasileiro e ao que tudo indica meu time vai "cair"), crise, crise, crise... sim... crises são reais, e não podemos negá-las! Inclusive, grandes homens de fé enfrentaram crises... e "baitas" crises! O que dizer de Abraão, Elias, Jó, Daniel, Sadraque, Mesaque, Abdenego, Davi, Estevão, Paulo etc. Portanto, a primeira coisa que precisamos estar cientes é de que nem toda crise é proveniente de "falta de fé" ou pecado, embora algumas delas sejam provenientes de "falta de fé" ou pecado como foi o caso de Caim, Saul, Davi, Sansão, Jonas entre outros. Diante de tudo isso, apresento-lhes a proposta de "Como manter a fé em tempos de Crise".
O texto de Marcos 6:45 a 52 apresenta o evento do grande vento contrário que apresentou-se para eles arrastando o barco até ao meio do Mar da Galileia e do quanto eles remaram inutilmente até se fatigar sem sucesso para retornar ao equilíbrio da situação. Uma crise repentina que minou todas as forças dos discípulos e que.nos chama em primeiro lugar a uma reflexão, a uma auto-avaliação:
Sua crise é em decorrência de obediência ou desobediência? Por que eu digo isso? Veja o versículo 45: "...E logo obrigou os seus discípulos a subir para o barco, e passar adiante, para o outro lado, a Betsaida, enquanto ele despedia a multidão...". Jesus obrigou, compeliu, insistiu para que seus discípulos entrassem no barco. Eles somente estavam dentro daquele barco e enfrentaram aquela situação de vento contrário porque foram obedientes a Jesus. Percebe que nem toda crise vem por desobediência? Por isso que devemos nos avaliar. Pergunte-se: minha crise é por obediência ou desobediência? Se for por desobediência, arrependa-se o quanto antes e volte-se para o Mestre: "...O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia..." Provérbios 28:13. Mas, se sua crise é por obediência, quero te dizer que Jesus está te vendo: "...E vendo que se fatigavam a remar, porque o vento lhes era contrário, perto da quarta vigília da noite aproximou-se deles, andando sobre o mar, e queria passar-lhes adiante..." Marcos 6:48. Isso mesmo, o Mestre está te vendo... não cai um só fio de cabelo sem que Ele não saiba. A promessa é de Ele estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos. Repita agora mesmo: Jesus está comigo em meio as crises: "...Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti..." Isaías 43:1, 2. Diante disso, tenha bom ânimo! Isso mesmo, bom ânimo "...Porque todos o viam, e perturbaram-se; mas logo falou com eles, e disse-lhes: Tende bom ânimo; sou eu, não temais..." Marcos 6:50. Anime-se porque quem tem Cristo no barco pode estar seguro de que "...Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu... tempo de nascer, e tempo de morrer... Tempo de matar, e tempo de curar... tempo de chorar, e tempo de rir... tempo de prantear, e tempo de dançar..." Eclesiastes 3:1 a 8. Anime-se porque toda crise tem um fim! Nenhuma crise é eterna. Quando Cristo está conosco no barco de nossa vida, sabemos que a crise pode passar pois o vento contrário pode se acalmar "...E subiu para o barco, para estar com eles, e o vento se aquietou; e entre si ficaram muito assombrados e maravilhados..." Marcos 6:51.
Como manter a fé em tempos de crise? Avalie sua situação (desobediência ou desobediência), esteja certo de que Cristo não te abandonou mas Ele está te vendo. Ele te diz: Tenha bom ânimo porque a crise passa... quando Ele ordena, o vento se aquieta!
Confie... ore... espere!

"Se o trovão e o mar se erguendo vêm. Sobre a tempestade eu voarei. Sobre as águas Tu também és Rei. Descansarei, pois sei que és Deus."

Que Deus te abençoe!

2 comentários:

marisa disse...

Pastor Joel , muito obrigada pela sua presença aqui no CEI,suas palavras foram muito preciosas. Realmente Deus se faz presente na minha vida por vários momentos e um deles foi de participar desse encontro .Que
Deus continue abençoando o seu ministério. Marisa Coordenadora Pedagógica.

arcolinofsneto disse...

No mundo tereis aflição,tenha bom ânimo,ser afligido neste mundo que jáz no malígno,tanto os crentes como os descrentes,além da fé dá força a fé com bom ânimo,essa academia da vida, encerrada nos próprios tecidos existênciais,é que coroa nessa formação,de maturidade nas lidas,Deus que é bom,e nos seus Santos Decretos,determinou que todas as coisas,cooperará para o bem daqueles que Nele confia,nos consolará,nos fortalecerá,para prosseguirmos,na nossa vocação.