sexta-feira, 26 de julho de 2013

MARIA - A BEM-AVENTURADA...

Em continuidade a estudo iniciado tempos atrás e aproveitando a visita do Papa Francisco a nossa Pátria, disponibilizo a segunda parte do estudo sobre o Catolicismo abordando um pouco dos Dogmas Marianos.
Se você não leu a primeira parte do estudo pode fazê-lo clicando AQUI.
O que escrevo, não é com nenhuma outra finalidade senão a de convocar os católicos sinceros a uma "reforma já" com a volta à Palavra, única e tão somente à Palavra: "E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?" Marcos 12:24. Tudo que não tem fundamentação na Palavra deve ser banido e jamais ser aceito como DOGMA.
Lembre-se que Paulo nos exorta para o fato da suficiência das Escrituras para nossa salvação: "Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra." II Timóteo 3:14 a 17. Não precisamos de nada mais além da Palavra para sermos "perfeitos" e instruídos para a salvação que há em JESUS CRISTO, e não em Maria.

A IGREJA CATÓLICA ROMANA AFIRMA QUE MARIA É CO-REDENTORA, INTERCESSORA E SALVADORA, MÃE DE DEUS SANTÍSSIMA E QUE PERMANECEU VIRGEM ATÉ A MORTE

"...V. Maria e os Santos intercedem por nós pecadores como mediadores secundários...a acusação contra a virgindade de Maria, mãe de Jesus, demonstra apenas a ignorância ou malícia dos acusadores.,," (Padre Vicente)
"...nós a chamamos de Maria Santíssima...depois de Jesus é a pessoa mais santa que já pisou a terra... "(Padre Zézinho)
"...Salve, Rainha...Eia, pois, advogada nossa...Rogai por nós, Santa Mãe de Deus... "(Salve-Rainha)
"...Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém...” (A Ave-Maria)
"...ela é verdadeiramente uma medianeira de paz entre os pecadores e Deus...aquele que não recorre a Maria fracassa e está perdido...Maria é a porta do céu, porque ninguém pode entrar nesse bendito reino sem passar por ela...o caminho da salvação não se abre a ninguém a não ser através de Maria..'.deixai-me agarrar-me a vós. Salvai-me minha esperança; salvai-me do inferno..."(As glórias de Maria - pg. 80, 81, 94,160,169,170)

Após o terceiro século, com a pretensa conversão do Imperador Constantino ao Cristianismo, as coisas começaram a mudar, para prejuízo da igreja, pois como a igreja passou a ser oficial, era vantagem política ser cristão. Com isso muitos pagãos entraram para o seio da Igreja, trazendo consigo muitas formas de idolatria, forçando a igreja a fazer mudanças em seus ritos, entre eles, introduzindo a adoração á Maria, pois o culto a "deusas" era conhecido mundialmente (Éfeso - Diana; Egito - Ísis; Grécia - Afrodite; Roma - Vênus; Israel - Astarote).
Não adianta os católicos dizerem que não a adoram, pois seria mentira: no livro "Glórias de Maria", de autoria de Afonso Maria de Liguori, canonizado pelo Papa, é atribuído a Maria toda honra e toda a glória que a Bíblia só confere a Cristo. Maria é chamada de onipotente e por outros atributos exclusivamente divinos. A Bíblia nos ensina que Maria foi um instrumento, uma serva submissa à vontade do Senhor (Lucas 1:38). Nunca requereu para si o titulo de "Mãe de Deus". A própria Maria reconhece a sua baixeza e necessidade de um Salvador (Lucas 1:46-48).
Os católicos atacam os “evangélicos” dizendo que somos desrespeitosos para com ela e não a honramos. Não é verdade que nós não honramos Maria, mas a honramos do modo certo, do modo bíblico. Nenhum dos dogmas impostos pela ICAR tem fundamento bíblico, mas nasceu na pretensa “infalibilidade” papal e da Igreja. Aí está o perigo quando a Bíblia não é suficiente. Os quatro dogmas sobre Maria são: A Imaculada Conceição (nasceu e permaneceu sem pecado), A Virgindade Perpétua, A Assunção ao Céu e a Maternidade Divina (Mãe de Deus). Se quiser ver o que o catolicismo ensina sobre os Dogmas Marianos pode clicar AQUI e verá um artigo publicado no site Canção Nova.
O que poderia dizer sobre tudo isso?
Vejamos algumas respostas bíblicas...

• Maria que também era pecadora (Romanos 3:23) precisou oferecer sacrifício a Deus para expiação de seus pecados (Lucas 2:24) ela cumpriu o disposto na Lei de Moisés (Levíticos 12). Na própria oração de Maria, o "Magnificat" ela deixa claro a sua condição e necessidade de um Salvador: "A minha alma engrandece ao Senhor, E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador..." Lucas 1:46 e 47.
• Reconhecemos que entre as mulheres, ela foi bem-aventurada; é inegável que Deus encontrou nela virtudes que proporcionaram que ela fosse a escolhida entre tantas jovens de sua época, mas Jesus disse que mais bem-aventurados que Maria seriam aqueles que ouvissem e guardassem a sua Palavra (Lucas 11:27,28).
• Maria foi virgem até conceber Jesus, que foi obra do Espírito Santo (Lucas 1:35); quando Jesus nasceu, a Bíblia é clara em dizer que Ele foi o primeiro: “E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem” (Lucas 2:7). Isso mesmo: PRIMOGÊNITO, ou seja, o primeiro filho entre outros filhos. É inegável que após Jesus, ela teve filhos e filhas com seu esposo (Mateus 13:55; Marcos 6:3; Mateus 12:46,47; João 2:12 e Gálatas 1:19). A grande desculpa apresentada pelos católicos é a de que quando a Bíblia refere-se a irmãos de Jesus, na realidade esses irmãos eram primos e parentes mais próximos mas esquecem-se que quando a Bíblia quer referir-se a primos ou sobrinhos no Novo Testamento ela trata nesses termos: “E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril” (Lc 1:38) – porque não disse Isabel tua irmã? Ou, ainda: “Aristarco, que está preso comigo, vos saúda, e Marcos, o sobrinho de Barnabé, acerca do qual já recebestes mandamentos; se ele for ter convosco, recebei-o” (Colossenses 4:10)
• Na primeira oportunidade que Maria teve para "interceder" perante Jesus, ela ouviu de Jesus que sua ação independe de sua "intercessão": "- Que tenho eu contigo, mulher?", disse Jesus (ver João 2 -as Bodas de Caná da Galileia).
• Maria não pode interceder por nós, pois só há um intercessor; - Jesus Cristo; o homem (I Timóteo 2:5), um só caminho: - Jesus (João 14:6); de onde veio a ideia que Maria foi ascendida ao céu??? Onde está escrito, na Palavra de Deus??? Maria morreu, assim como todo ser humano esteve fadada a morrer (Hebreus 9:27) e aguardar a ressurreição de seu corpo, seja para a vida ou para a morte, a seu determinado tempo. Ela não teve a primazia de ressuscitar antes!

É incrível como a Palavra de Deus tem sido deturpada, violentada e blasfemada. Bastaria ao homem lê-la com sinceridade de coração para Ter seus olhos abertos e começar a questionar as heresias que são pregadas e ensinadas. Só por estes pontos analisados, seria suficiente reconhecermos a heresia que é o Catolicismo: um HOMEM que quer ocupar o lugar de DEUS (Papa) e uma MULHER que dizem ocupar o lugar de CRISTO. Quando Herodes recebeu dos homens adoração e veneração, tomando para si as glórias que pertenciam à Deus (Atos 12:22,23) Deus o exterminou de imediato. Somente a Deus adorarás e só a ELE prestarás culto (Êxodo 6:13 e Mateus 4:10).
Solus Christus e Soli Deo Gloria!

Com pesar no coração...

Pr. Joel Barbosa

Nenhum comentário: