sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

LIÇÕES DE GÊNESIS - primeira parte

"...Porque a palavra do SENHOR é reta, e todas as suas obras são fiéis... Pela palavra do SENHOR foram feitos os céus; e todo o exército deles, pelo espírito da sua boca..." Salmos 33:4 e 6

Uma de minhas metas para 2014 é de uma vez mais ler a Bíblia por completo. Hoje concluí a leitura de Gênesis e como fui abençoado com a leitura desse livro... é fato comprovado que a cada vez que lemos a Palavra de Deus Ela se renova e descobrimos coisas que pareciam estar escondidas!
Gostaria de dar um breve resumo nas próximas linhas das coisas mais impactantes que encontrei na releitura de Gênesis, em especial no primeiro capítulo... não tenho a pretensão de esgotar todas as lições contidas mas reitero que destacarei aqui o que me saltou aos olhos nessa ocasião.
Espero que seja benção para ti.

Em meu "post" anterior já havia destacado que Deus é organizadíssimo e demonstrou isso na Criação quando procede o processo em duas etapas: 1º ao 3º dia e depois "preenche" o que foi criado nesses três primeiros dias sequencialmente no 4º, 5º e 6º dia. Fiz um pequeno desenho para exemplificar isso (não repare nos garranchos):


Desculpe a redundância, mas destaco o que já havia colocado na última "postagem":
Primeiro Dia - Deus faz a separação entre LUZ TREVAS
Segundo Dia - Deus faz a separação entre águas e águas. O elemento divisor entre as águas de cima e as ÁGUAS de baixo é o firmamento, ou seja, o CÉU.
Terceiro Dia - O Senhor faz surgir a TERRA seca em meio ao ajuntamento das águas debaixo do firmamento plantando nela os vegetais e as árvores. O Criador nomeia as águas de baixo com o nome de mares.
A partir do quarto dia veremos o Senhor povoando na sequencia cada uma das criações dos três primeiros dias.
Veja como o quarto, o quinto e o sexto dia estão relacionados com o primeiro, o segundo e o terceiro:
Quarto Dia - Deus cria o SOL que está diretamente relacionado a LUZ, como também a LUA e as ESTRELAS relacionados com as TREVAS (primeiro dia).
Quinto Dia - O Criador cria as AVES para povoar o CÉU e os PEIXES para povoar as ÁGUAS (segundo dia).
Sexto Dia - Deus cria todos os ANIMAIS terrestres e o HOMEM para povoar a TERRA (terceiro dia).

Outra coisa relevante é a maravilhosa doutrina da TRIUNIDADE de Deus implícita em todo o primeiro capítulo. Acompanhe os adendos entre parenteses inseridos no texto de Gênesis 1:1 a 3.

No princípio, criou DEUS ( aqui vemos a manifestação de Deus, o Pai em harmonia com o que lemos em Isaias 44:24 "...Assim diz o SENHOR, teu Redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou o SENHOR que faço todas as coisas, que estendo os céus e espraio a terra por mim mesmo..." e em Salmos 90:1 e 2 "...SENHOR, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração. Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, tu és Deus...") os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o ESPÍRITO de DEUS (claramente vemos a segunda pessoa da TRIUNIDADE  na pessoa de Deus, o Espírito Santo presente também na criação conforme lemos em Jó 33:4 ...O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida...") se movia sobre a face das águas. E DISSE DEUS: (por último vemos que a criação veio pela PALAVRA, isso mesmo, pela PALAVRA = LOGOS = VERBO = AÇÃO. Lembram-se do que João diz em seu evangelho nos três primeiros versículos? "...No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez..." João 1:1 a 3 ou até mesmo na afirmativa de Paulo em Colossenses 1:16 e 17 "...porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele...". Isso mesmo, a criação tem a presença de Deus, o Filho também.) Haja luz. E houve luz. 

Dessa forma fica fácil entender porque lemos em Gênesis 1:26 o verbo no plural quando Deus declara: "...E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança..."

Bem... para o "post" não ficar longo vou parar por aqui e no próximo veremos mais algumas lições práticas extraídas de Gênesis.
Vou fazer o possível para não demorar muito para publicar o próximo estudo...

Um abraço

Pr Joel Barbosa

Nenhum comentário: