segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

LIÇÕES DE GÊNESIS - segunda parte


"...Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne..." Gênesis 2:24
Continuando nossa caminhada pelo livro de Gênesis, nos deparamos no capítulo 2 com o detalhamento da criação do Jardim do Éden bem como com a formação do homem e da mulher.
A formula entregue por Deus de como deveria ser constituída a união conjugal e formação da família deveria ser levada em consideração até hoje, mas, infelizmente diante da "contextualização" e do "pós-modernismo" as regras estabelecidas têm sido abandonadas em prol do relativismo exacerbado presente em nossa sociedade.
Vejam bem o que Deus diz:

1 - Deixará o varão (homem) seu pai e sua mãe - A primeira coisa que não podemos deixar passar é de que Deus estabeleceu que uma relação conjugal deveria ser entre um HOMEM e uma MULHER. Qualquer coisa que fuja disso não passa de uma caricatura muito mal feita do que foi estabelecido por Deus e que pode ser chamado de qualquer outra coisa mas não de casamento, matrimônio e muito menos família. Em seguida o casal  (HOMEM e MULHER) deveria deixar pai e mãe. Esse deixar é emocional/sentimental como também um deixar econômico. Hoje é comum vermos que jovens não têm a mínima condição de deixar a "barra da saia" de seus pais e se envolvem profundamente inclusive com a dádiva da tão presente aliança de compromisso. São meninas que não sabem ainda nem como se mantém um lar, não sabem sobre suas responsabilidades mas que se aventuram e se abrasam com meninos que nem sequer tem "um tostão" para pagar um sorvete para a pretendente. São adolescentes imaturos mas que querem "pegar", "ficar" e "beijar". A Bíblia é clara: se não tem condições de DEIXAR seus pais, não deveriam se aventurar em algo tão sério. Há um provérbio popular que já diz: "Quem casa quer casa"

2 - Apegar-se-á (se unirá) a sua mulher - União formal, união pública, união visível. As pessoas que estão ao redor não podem ter dúvidas de que ambos se uniram e são marido e mulher. Agora essa união não é dentro dos limites físicos de seus pais. Não é um simples "vamos dormir juntos em meu quarto". Lembram-se do pré-requisito anterior de DEIXAR pai e mãe? Quantos pais que continuam pagando a luz, a água, os tributos e todas as contas de seus "meninos" "meninas" casados? Se não podem DEIXAR jamais poderiam se UNIR. Ou pensam que devem se unir para continuar submissos aos pais, ligados e dependentes deles? 

3 - Serão ambos uma carne - a ideia é de algo indissolúvel, mas também vemos nessa colocação a terceira etapa de um matrimônio: a união de CORPOS. Paulo já advertia dizendo que um homem jamais deveria relacionar-se com uma prostituta e fazer-se uma só carne com ela porque fazer/ser uma só carne foi estabelecido por Deus para o matrimônio e não para uma aventura irresponsável entre adolescentes que não conseguem controlar sua libido. Sexo foi estabelecido por Deus para os limites do matrimônio. Qualquer relação sexual fora desses limites não é casamento mas é imoralidade que a Bíblia cita por intermédio de vários termos aplicáveis cada um em suas particularidades: adultério, prostituição, sodomia entre tantos outros.
Diante desse quadro exposto é triste ver que infelizmente a ordem de Deus tem sido invertida:
Primeiro os jovens se tornam uma só carne relacionando-se sexualmente, depois vão pensar em se unir formalmente e por último sair da "aba" dos pais. 
Muitos pais ao verem que não conseguem controlar a situação e mais preocupados com a reputação familiar incentivam seus filhos para um "casamento" que na realidade não passa de uma saída para que eles pratiquem "sexo legalizado". Sabem que os filhos não têm maturidade mas dizem: "melhor eles estarem aqui debaixo do meu nariz do que estarem na rua não sei com quem".
Não é a toa que nos deparamos com números cada vez maiores de separações e divórcios.

Bem... tudo que Deus estipula é perfeito... que nós possamos passar a nossa geração as "regras claras" estabelecidas por Deus em Sua Palavra: DEIXAR, UNIR e SER UMA CARNE.

Um abraço

Pr Joel

Nenhum comentário: