segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

A IGREJA DOS MEUS SONHOS...

"... Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo...sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela..." Mateus 16:16 e 18 

Iniciei no último domingo, 02 de fevereiro, uma nova série de mensagens em nossa Igreja em Embu-Guaçu intitulada "A Igreja dos Meus Sonhos". De hoje até o término da série pretendo postar um resumo do que foi pregado.

É normal termos sonhos e os manifestarmos dizendo: "Este é o carro dos meus sonhos" ou "Estou em busca da casa dos meus sonhos" e quem sabe até já esboçamos o desejo de congregar em uma "Igreja dos Nossos Sonhos"; em cada um desses casos descritos, logicamente determinamos as características necessárias para que "enquadremos" o carro, a casa ou a Igreja como sendo a de nossos sonhos.
No caso específico da Igreja, quais seriam as características que fariam dela a "Igreja dos Meus Sonhos"? A liturgia? O tipo de música? Os ministérios? A duração dos cultos? A contextualização? A tradição? A Denominação?
Creio que o primeiro requisito na busca a essa "Igreja dos Meus Sonhos" deveria envolver o desejo de sabermos o que o idealizador "sonhou" quando criou a Igreja para que almejemos que "A Igreja dos Sonhos de Deus" seja também  "A Igreja dos Meus Sonhos"; por isso, a primeira conscientização que devemos ter é de que "A Igreja dos Meus Sonhos" tem que ser NECESSARIAMENTE "A Igreja dos Sonhos de Deus"...
Trabalharei um "acróstico" com a palavra Igreja e hoje definiremos tão somente a última letra da palavra IGREJA; a letra "A".
Ao lermos o texto que narra a origem da Igreja em Mateus 16:15 a 19 vemos que a Igreja é alicerçada sobre Cristo: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo" e é sobre essa pedra que a Igreja é estabelecida: Uma Igreja onde Cristo é a principal pedra de esquina (Atos 4:10,11). Por isso, a Igreja que tem Cristo como alicerce é uma Igreja que tem do próprio Cristo a garantia de que "...as portas do inferno não prevalecerão contra ela...". Se as portas do inferno não prevalecem o próprio Cristo, a Pedra, nos impele a avançarmos e não recuarmos! A Igreja que Deus sonhou não é uma Igreja fechada em quatro paredes unica e tão somente "zelando" para que o mundo não entre nela, mas muito pelo contrário, a Igreja que Deus sonhou é uma Igreja que sai das quatro paredes e AVANÇA em busca das almas que caminham a passos largos para o inferno: "...Livra os que estão destinados à morte e salva os que são levados para a matança, se os puderes retirar..." - Provérbios 24:11.  Nossa tarefa é "arrebentar" as portas do inferno e resgatar aqueles que pelo decreto de Deus já mereceriam estar lá: "Porque TODOS pecaram e SEPARADOS/ DESTITUÍDOS/ CARECEM da Glória de Deus" - Romanos 3:23. E já que Cristo nos garante essa vitória quando diz que as portas do inferno não prevalecem, "A Igreja dos Sonhos de Deus"  que deve ser "A Igreja dos Meus Sonhos" é uma Igreja que AVANÇA e ALCANÇA as almas perdidas com a mensagem do ARREPENDIMENTO. Isso mesmo: ARREPENDIMENTO, palavra caída em desuso... ninguém mais fala ou prega sobre o pecado, mas pelo contrário, todos buscam em uma Igreja PROSPERIDADE, SUCESSO, BLINDAGEM CONTRA PROBLEMAS, mas a mensagem da "Igreja dos Sonhos de Deus" é uma: ARREPENDIMENTO! "...arrependei-vos, pois, e convertei-vos..." (Mt 3:2, 4:17, Mc 1:15, At 2:38 e 3:19). Quando o homem se arrepende, a Bíblia garante que: "...se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo..." II Corintios 5:17.
Daí concluímos que "A Igreja dos Sonhos de Deus" é uma Igreja que AVANÇA, ALCANÇA E ACOLHE a todo aquele que se ARREPENDE. Isso mesmo: ACOLHE! Não segrega, não discrimina mas ACOLHE a todo aquele que se ARREPENDE: "...Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora..." João 6:37
Minha oração é a de que nossas Igrejas se despertem para a realidade de que "A Igreja dos Meus Sonhos" deve ser "A Igreja dos Sonhos de Deus" pois é essa Igreja que LHE agrada!
I
G
R
E
J
Avança, Alcança e Acolhe ao Arrependido

Na próxima semana tem mais!!!

Um abraço...
Pr Joel

Um comentário:

Altemar Oliveira disse...

Graça e Paz, amado irmão, quero parabenizá-lo pelo belo blog, já me inscrevi e sou seu seguidor.
Caso queira de uma visitada em meu blog:http://nagraca.blogspot.com.br/
podemos trocar links.
Em Cristo