sábado, 17 de maio de 2014

MEDITANDO NA PALAVRA - I e II CRÔNICAS

O Livro de I Crônicas trata de dar nos seus primeiros 8 capítulos uma relação das genealogias desde Adão até Saul passando por todas as doze tribos de Israel como também por toda a descendência de Davi.
Os dois livros tratam de dar uma revisão do que já vimos nos livros de I e II Samuel, bem como em I e II Reis.

Lemos de forma resumida sobre a morte de Saul e depois o autor inicia uma descrição do reino de Davi até chegar na coroação de Salomão no capítulo 23 e a descrição de todas as divisões dos turnos dos levitas, sacerdotes, cantores e porteiros encerrando a narrativa com sua morte.
Em seguida o II Livro de Crônicas já começa com Salomão pedindo sabedoria a Deus e mobilizando-se para a construção do Templo que se concluí no início do capítulo 5 quando Salomão ordena que todos utensílios e toda prata e ouro consagrados ao Senhor fossem trazidos ao Templo.
Após esses atos, Salomão edifica cidades e recebe a visita da rainha de Sabá e tem sua morte descrita no final do capítulo 9.
O que vemos a seguir e sequencialmente até o final do livro é a narrativa dos feitos de todos os reis de Judá. Interessante vermos que o livro dedica-se única e tão somente em narrar os atos dos reis do Sul (Judá) sem se preocupar em descrever os feitos dos reis do Norte (Israel).
O relato se encerra com Judá sendo levado ao exílio na Babilônia após a grande destruição do Templo por Nabucodonozor. A narrativa se conclui com a ascensão da Pérsia na pessoa de seu rei Ciro.

Próximos resumos: Esdras e Neemias.

Nenhum comentário: