sexta-feira, 2 de maio de 2014

MEDITANDO NA PALAVRA - JOSUÉ, JUÍZES e RUTE

Continuando nossa síntese dos livros da Bíblia, à medida que vou concluindo a leitura, vou me deparando com lições preciosas e neste resumo quero compartilhar o que encontrei nos livros de Josué, Juízes e Rute.
Josué apresenta o último e grande desafio ao povo "...Eu e minha casa serviremos ao SENHOR..." Js 24:15.
Uma das coisas que aprendi com Josué é que uma grande marca de um líder é a de honrar a palavra e os compromissos firmados com seu antecessor... em TUDO
Josué foi fiel ao que prometeu a Moisés... distribuiu as terras, estabeleceu as cidades dos levitas e as cidades de refúgio... cumpriu TODO o prometido! Que sejamos também homens e mulheres de palavra!!!
Em Juízes fica evidente a máxima de que "...Deus resiste aos soberbos, mas dá Graça aos humildes...". Vemos o êxito de quem obedece ao Senhor e em contrapartida o fracasso de quem o desobedece! Veja como o pequeno Gideão tornou-se grande e como o grande Sansão tornou-se pequeno, humilhado! Por isso, "...humilhai-vos perante o Senhor e Ele vos exaltará..."
O livro começa com o povo consultando ao Senhor: "...os filhos de Israel perguntaram ao Senhor..." Juízes 1:1 e termina com o mesmo povo desprezando ao Senhor: "...cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos..." Juízes 21:25
Agora vamos adiante ver o que aprendemos com Rute... a leitura foi rapidinha  pois são somente 4 capítulos, porém com vários ensinos preciosos...
Entre tantas lições, uma das que mais me chamou a atenção é a do poder de influência que podemos ter sobre as pessoas que nos cercam; quando somos exortados a "brilhar" e a "salgar" isso indica que devemos influenciar! E é justamente isso que vemos em Noemi!
Sogras sempre são "achincalhadas" e motivo de "chacota", mas essa sogra é DEZ! Sua vida, suas atitudes e seguramente a fé inabalável em Deus falaram tão alto na vida de sua nora Rute que ela disse: "...Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus..." Rt 1:16. Será que a presença de Deus em nossas vidas é tão evidente e marcante a ponto de que os que convivem conosco desejem e almejem tê-lo como seu Deus também? Minha oração é que Deus faça de mim um grande influenciador e "propagandeador" da Graça que há em Deus... e você???

Fico por aqui com a resenha desses três livros... espero que tenha te abençoado!

Vem mais por aí...

Nenhum comentário: