sexta-feira, 2 de maio de 2014

MEDITANDO NA PALAVRA - PENTATEUCO

Desde o início do ano firmei o propósito de ler toda a Bíblia uma vez mais e gostaria de compartilhar mais algumas lições aprendidas durante a leitura.
Já compartilhei algumas lições em Gênesis e agora quero deixar-lhes alguns desafios no restante dos livros e, neste estudo, especificamente falar-lhes sobre o Pentateuco.
Os links dos estudos postados sobre Gênesis estão a seguir: Primeiro Estudo e Segundo Estudo.

Continuando pelo Pentateuco, nos deparamos com Êxodo que nos apresenta a partir da morte de José, a ascensão de um novo Faraó que não considerou os feitos de José e levou o povo à escravidão. Vemos a forma miraculosa como a vida do pequeno Moisés foi poupada e como Deus conduziu sua vida até levantá-lo como libertador de Israel. O livro narra, ainda a trajetória do povo de Israel no deserto a partir da saída do Egito. Para tanto, acompanhamos a aparição de Deus a Moisés na sarça ardente, a entrega da Lei a Moisés, a apostasia do povo ao adorar o bezerro de ouro, a construção do Tabernáculo, enfim, a relação do povo sob a intercessão e direção de Moisés.
Levítico nos apresenta toda a relação das ofertas e festas consagradas ao Senhor, as leis que regeriam toda a vida social e espiritual de Israel e de como seria a relação entre o povo e os sacerdotes. É incrível vermos que Deus delimita todo o "modus operandi" para que Israel fosse bem sucedido eles seriam uma nação diferenciada com a Constituição, o Código Civil e o Código Penal todo entregue pelo próprio Deus. Até os seus feriados foram estabelecidos e determinados pelo Senhor. A frase marcante no livro é: "Eu Sou o Senhor..."
O Livro de Números narra a trajetória pelo deserto, as várias murmurações, a renovação do povo e todas as recomendações de como deveriam agir durante a conquista da terra e da divisão dela entre as tribos... Principais Personagens: Moisés, Arão, Josué, Calebe, Eleazar, Balaão... Palavras chaves: oferta pelo pecado (presente em mais de 150 versículos) e holocausto (em mais de 50)... Sem dúvidas uma referência clara a Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo...
Deuteronômio traz a repetição da Lei... sem dúvidas a repetição é uma das ferramentas de ensino muito utilizadas na Bíblia para firmar um princípio e inculcá-lo (Dt 6:6 a 9). Para mim o versículo chave é "...o Senhor nosso DEUS é o único SENHOR..." Dt 6:4.

Esse é um breve resumo do Pentateuco...

Que Deus te abençoe!

Nenhum comentário: