terça-feira, 4 de agosto de 2015

DEVOCIONAL - Marcos 1:1 a 8

Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono,
e a terra o escabelo dos meus pés; que casa
me edificaríeis vós? E qual seria o lugar do
meu descanso? - Isaias 66:1
O Evangelho de Marcos é o mais curtinho e o mais rápido de se ler, mas isso não significa que seu conteúdo seja inferior ao dos outros Evangelhos. Na realidade, o que notamos em Marcos é Jesus Cristo em plena atividade, a "full" como alguns dizem; muita atividade, pregações, curas e libertações! Marcos economiza nos diálogos, sendo um pouco mais conciso e direto mas não poupa em mostrar o Servo em plena atividade.
Só para termos uma pequena ideia da constante movimentação de Jesus em Marcos, somente no primeiro capítulo vemos Jesus se encontrando com João para ser batizado,
a caminhada ao deserto para ser tentado, a escolha de Simão, André, Tiago e João, a ida a sinagoga de Cafarnaum para ensinar e curar o endemoninhado que lá estava, em seguida sua presença na casa de Pedro para curar sua sogra, o aglomerado de pessoas à porta e a cura de muitos enfermos, o despertar de madrugada para ter seu tempo de comunhão e oração com o Pai, a volta e o reencontro com a multidão para mais curas e libertações, seu deslocamento às aldeias vizinhas e outras sinagogas para pregar e libertar tantos outros oprimidos, a cura de um leproso e, enfim, a sua ida para lugares desertos em função de não poder mais entrar livremente na cidade.
Ufa! Conseguiu ler tudo sem respirar? Quanta atividade em quarenta e cinco versículos!
Mas que lições preciosas poderíamos tirar desses relatos?
Quero destacar algumas coisas que me impactaram:

A humildade de João

João não se deixou levar pela soberba e nem pela sedução de um ministério bem sucedido. Veja que "...toda a província da Judeia e os de Jerusalém iam ter com ele; e todos eram batizados por ele no Jordão..." (Marcos 1:5) mas mesmo assim ele sabia que seu ministério tinha a função de elevar não seu próprio nome, mas o Nome que é sobre todo o Nome: Jesus: "...após mim vem aquele que é mais forte do que eu, ao qual não sou digno de, abaixando-me, desatar a correia das suas alparcas..." (Marcos 1:7). É de João, o Batista a célebre frase: "Convém que Ele cresça e que eu diminua". Nós que somos líderes, deveríamos também reconhecer que o sucesso de nosso ministério não está em nós, mas Naquele que nos confiou a realização de Sua obra. Jamais nos esqueçamos de que "...sem Ele nada podemos fazer..." (João 15:5) e que "...não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus..." (II Coríntios 3:5).
Bem, para o texto não ficar muito longo, volto amanhã para expor as outras verdades que me abençoaram.
Até mais!
Oração: Pai. Ajuda-me a compreender a cada dia que nada sou sem Ti e que eu viva uma vida na dependência do Seu poder que foi outorgado por Teu Filho Jesus e que é manifestado em minha vida por intermédio de Teu Santo Espírito que em mim habita. No Nome Santo de Jesus. Amém.

 Pr. Joel Barbosa

Nenhum comentário: