sexta-feira, 7 de agosto de 2015

DEVOCIONAL - Marcos 1:21 a 28 - A autoridade de Jesus


Vamos adiante em nossos devocionais no Evangelho de Marcos.
Nos versículos anteriores refletimos sobre os três resultados que a Fé no Evangelho de Cristo nos proporciona: Arrependimento e Confiança no Seu cuidado e no Seu amparo. Hoje vamos tecer algumas considerações sobre a autoridade de Jesus contida nos versículos 21 a 28.
Quando buscamos o significado da palavra autoridade, encontramos que ela vem do latim auctorĭtas, no sentido de poder, legitimidade ou faculdade.
O dicionário Michaelis traz as seguintes definições:

1 Direito ou poder de mandar. 2 Sociol Forma de controle baseado no poder atribuído a determinadas posições ou cargos. 3 Poder público. 4 Agente ou delegado do poder público. 5 Capacidade, poder, aptidão. 6 Pessoa que tem reputação de grande conhecimento em determinado assunto. 7 Pessoa ou texto que se invoca em abono ou reforço de uma opinião. 8 Influência intelectual, prestígio, crédito, renome.
Em geral, o termo refere-se às pessoas que governam ou que exercem o comando, no entanto, também corresponde a uma pessoa que tem reputação de grande conhecimento em determinado assunto.
Por duas vezes neste pequeno trecho a autoridade de Jesus é reconhecida:

1 - Autoridade no Ensino - "...E maravilharam-se da sua doutrina, porque os ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas..." (Marcos 1:22) - Por quê Jesus ensinava com autoridade? Porque não somente estampava credibilidade e grande conhecimento naquilo que ensinava, como também o fazia de forma autêntica, diferentemente dos escribas caracterizados pelo "...faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço...". O ensino somente alcança autoridade quando o conteúdo ministrado faz parte de uma rica experiência de vida. Um dos versos mais aplicáveis a essa lei é o de Filipenses 4:9: "...O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco...". Porque Paulo ensinou ele pôde cobrar "...o que aprendestes..."; porque ele deu, pôde cobrar "...o que recebestes..."; porque exortou, pôde cobrar "...o que ouvistes..." e por fim, porque mostrou pôde cobrar "...o que vistes...". Ensinamos mais pelo exemplo do que por palavras e em se tratando disso, Jesus tinha seu exemplo e reputação ilibados!

2 - Autoridade sobre os espíritos imundos - "...Que é isto? Que nova doutrina é esta? Pois com autoridade ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem!..." (Marcos 1:27) - Sem sombra de dúvidas Jesus tinha direito e poder de mandar! Sua autoridade era reconhecida pelos próprios demônios: "...e expulsou muitos demônios, porém não deixava falar os demônios, porque o conheciam..." (Marcos 1:34). Sim, Jesus tem autoridade porque é o Perfeito Filho de Deus, o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, o Todo-Poderoso "...É-me dado todo o poder no céu e na terra..." (Mateus 28:18). Lembre-se que após o batismo, o Espírito Santo desceu sobre Ele e o revestiu de poder e esse poder era visível através dos sinais que Ele passou a realizar: "...Então, pela virtude (poder) do Espírito, voltou Jesus para a Galiléia, e a sua fama correu por todas as terras em derredor..." (Lucas 4:14)

Diante disso, precisamos olhar para o exemplo do Mestre e mantermos nossa conduta irrepreensível para que tenhamos autoridade em nosso ensino como também nos fortalecermos no poder de Cristo para vencermos ao inimigo com a autoridade do Espírito: "...No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder..." (Efésios 6:10). Não nos esqueçamos que já temos esse poder quando fomos batizados (inseridos) no Corpo de Cristo no dia em que cremos no Evangelho da Salvação: "...em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa..." (Efésios 1:13).

Oração: Poderoso Deus, ajuda-me a manter-me puro e que minha conduta contribua para reforçar o meu ensino. Livra-me das investidas do inimigo e que pela autoridade do Espírito que em mim habita possa ser mais que vencedor pelo Nome de Jesus. Amém!

Pr. Joel Barbosa

Nenhum comentário: