sábado, 15 de agosto de 2015

DEVOCIONAL - Marcos 1:29 a 39 - A Cura da Sogra de Pedro

No devocional passado fomos desafiados a olharmos para o exemplo do Mestre e mantermos nossa conduta irrepreensível para que tenhamos autoridade tanto naquilo que ensinamos como também nos fortalecermos no poder de Cristo para vencermos ao inimigo com a autoridade do Espírito: "...No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder..." (Efésios 6:10).
Na continuação da narração, vemos Cristo acompanhando André, Tiago, João e Simão até a casa deste porque sua sogra encontrava-se enferma, com febre, e deitada.
O Doutor Drauzio Varella, em seu site, aborda sobre a febre dizendo que: "...a temperatura do corpo humano é controlada por uma área do cérebro chamada hipotálamo,
que age como um termostato ajustado para manter os órgãos internos a 37ºC (graus Celsius)...quando o organismo é agredido por um agente externo ou por uma doença dos órgãos internos, o termostato pode elevar a temperatura dois ou três graus acima dos valores habituais, o que caracteriza a febre. Na verdade, a febre não é uma doença; é uma reação do organismo contra alguma anomalia...".
Diante do exposto, Dr. Drauzio recomenda que: "...a febre pode ser o sinal de alerta de uma doença que precisa ser tratada com rapidez. Por isso, procure assistência médica nos seguintes casos:
* Temperatura acima de 37,5ºC e abaixo de 35,5% em bebês com menos de três meses e superior a 39ºC em bebês com mais de três meses, ou se a febre alta ou baixa vier acompanhada de choro persistente e irritabilidade extrema;
* Febre que dura mais de um dia, acompanhada de dor de cabeça, irritabilidade, sonolência, dificuldade para falar, apatia (sintomas sugestivos de meningite) em crianças de até dois anos;
* Febre em pessoas de qualquer idade acompanhada dos seguintes sintomas; dor de cabeça forte e persistente, sensibilidade excessiva à luz; dor de garganta que impede a deglutição; vermelhidão na pele; nuca endurecida e dolorosa ao curvar a cabeça; confusão mental; vômitos repetitivos; dificuldade para respirar ou dor no peito; irritabilidade ou apatia ou sonolência; dores abdominais; dor ao urinar ou micção frequente em pequena quantidade..."
Depois desta informação de utilidade pública, voltemos ao texto em questão e analisemos que não sabemos o que estava de errado no corpo da sogra de Pedro e nem tampouco qual enfermidade causou-lhe febre, mas lemos que Cristo ao tomá-la pela mão e levantá-la, de imediato a febre a deixou e como resultado ela passou a servir-lhes: "...Então, chegando-se a ela, tomou-a pela mão e levantou-a; e a febre a deixou, e servia-os..." (Marcos 1:31)
Quero chamar-lhe a uma reflexão espiritual neste texto.
Quantas vezes não passamos por situações semelhantes? Veja que esta mulher ao ser sanada, imediatamente passou a servir, sinal que com febre, ela não estava servindo.
Nós fomos chamados para servir; sim, servir a Deus "...Servi ao SENHOR com alegria e apresentai-vos a ele com canto..." (Salmos 100:2) e servir ao nosso próximo: "...Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis, então, da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pela caridade..." (Gálatas 5:13). Exemplo deixado por nosso Mestre que: "...Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos..." (Marcos 10:45)
Mas, por quê será que muitas vezes deixamos de servir?
Por quê será que a "febre espiritual" tira de nós o prazer e a alegria e lançando-nos ao marasmo, a tristeza profunda, a uma vida sem ânimo deixando-nos em cima de uma cama inertes e a beira da morte?
Uma das definições de febre é: "...Estado mórbido caracterizado pela aceleração do pulso e aumento de temperatura...". Lembre-se: a febre "é um sinal de alerta de uma doença que precisa ser tratada com rapidez!"
Talvez seja a amargura que está te impedindo de servir ao Senhor com alegria... ou quem sabe um pecado escondido e não confessado que tem bloqueado você de alegrar-se no Senhor! A inveja, o orgulho de não pedir perdão ou de não perdoar!
O salmista nos dá a fórmula quando escreve: "...Enquanto eu me calei, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado e a minha maldade não encobri; dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado..." (Salmos 32:3 a 5)
Confessemos a Ele a nossa enfermidade, deixemos que Ele nos levante com suas mãos e voltemos a serví-lo com alegria; "...O ímpio tem muitas dores, mas aquele que confia no SENHOR, a misericórdia o cercará. Alegrai-vos no SENHOR e regozijai-vos, vós, os justos; e cantai alegremente todos vós que sois retos de coração..." (Salmos 32:10 e 11)
Que jamais nos esqueçamos que "...O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia..." (Provérbios 28:13)

Oração: Pai Misericordioso! Livra-nos ´de permitir que o ódio, o rancor, a amargura, a inveja ou o pecado tire de nós a alegria de Te servir. Toma-nos pela mão e nos conduza pelos Teus caminhos. É nossa oração em Nome daquele que não veio para ser servido, mas para servir! O nosso Mestre por excelência: Jesus Cristo.

Pr. Joel Barbosa

Nenhum comentário: