quarta-feira, 15 de março de 2017

EPÍSTOLA DE TIAGO (03) - ENFRENTANDO TENTAÇÕES

"...Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta..." Tiago 1:13
No último "post" estudamos os três "S" de como obter Sucesso no enfrentamento das provações. Se você não leu, basta clicar no link a seguir: Enfrentando Provações 02
Vimos que diante das provações devemos pedir Sabedoria a Deus, mas o que garante que a receberemos é orarmos com Segurança e Sinceridade, portanto, para obter Sucesso é necessário Sabedoria que será pedida com Segurança e Sinceridade.
No estudo de hoje, nos depararemos com os cinco "C" concernentes à tentação. No estudo anterior analisamos a provação e hoje, o foco do estudo será a tentação. 
Vamos lá descobrir quais são os cinco "C" da tentação.
Já vimos que a etimologia da palavra tribulação, aplica-se tanto a provação, como a tentação. Diferenciamos uma da outra ao detectarmos qual a origem de cada uma; sabemos que a provação tem o propósito de nos fortalecer e gerar em nós aperfeiçoamento que redundará em prêmio. Já a tentação tem como objetivo nos afastar de Deus e nos levar à queda. Daí concluímos tranquilamente que uma e outra não tem a mesma origem ou fonte, portanto, já podemos enumerar o primeiro "C" que refere-se à:

Causa - sim, isso mesmo, causa ou origem do fato. Quando somos provados, a origem é divina para gerar crescimento, mas quando somos tentados, jamais digamos que a causa, ou origem é divina porque "...Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta..." Tiago 1:13. Por isso, já deduzimos que a causa da tentação, ou seja, a fonte, a origem é diabólica. Só o diabo mesmo é quem se alegra e que deseja a nossa queda. Não venha jamais dizer que aquilo que te leva pra longe de Deus tem origem em nosso Pai pois Ele te quer perto Dele e não longe.

Consciência - veja que a tentação é resultado de uma decisão consciente de cada um de nós pois passa por nossa escolha; Deus sempre abre uma porta de escape diante de uma tentação que Ele mesmo nos diz não ser sobre-humana: "...Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar..." I Coríntios 10:13. Mas diante da porta de escape, muitas vezes decidimos cair pois somos atraídos e enganados por nossa

Concupiscência ou Cobiça - "...Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência..." Tiago 1:14. O grande problema que enfrentamos é de alimentarmos nossa carne, ao invés de alimentarmos nosso espírito. Por isso Paulo nos exorta a não nos conformarmos com este mundo, mas renovarmos a nossa mente, o nosso entendimento. Quando não lutamos arduamente contra a nossa carne, acabamos por seguir adiante nessa derrocada e chegamos à... 

Consumação "...Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado..." Tiago 1:15. A palavra chave nesse versículo é "consumado". Sabemos que a causa da tentação é diabólica e passa por um apelo à nossa consciência, mexendo com nossa cobiça e intentando nos levar à consumação do pecado. E porque pecamos pelo fato de sermos pecadores, haveremos de herdar o justo...

Castigo "...o pecado, sendo consumado, gera a morte..." Tiago 1:15. Porque somos pecadores, nos tornamos merecedores do castigo ",,,porque o salário do pecado é a morte..." Romanos 6:23
Devemos estar cientes de que em virtude de nosso pecados sofremos a justa retribuição que seria ficarmos separados eternamente de Deus "...porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus..." Romanos 3:23. Mas graças a Deus, que pelo sangue de Cristo nos fomos comprados e podemos nos livrar do castigo eterno pois "...o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna..."

Oração: Pai Santo, me ajude a discernir a cada dia a causa de minhas tribulações e então conscientemente fugir da concupiscência da carne e lutar para que o pecado não se consuma em minha vida. Te dou graças porque ainda que eu seja pecador, lavado fui pelo sangue de seu Filho e não experimentarei o castigo da morte eterna. Por Cristo, o meu sumo sacerdote! Amém.

Nenhum comentário: